Semana dos Seminários é oportunidade para “aprofundar e interiorizar” o desejo de seguir Jesus

O bispo de Angra escreve mensagem para a Semana dos Seminários, que se realiza entre 11 e 18 de novembro, onde deixa apelos ao Seminário para que aproveite a oportunidade para aprofundar e interiorizar nos seminaristas a vontade de seguir Jesus através de uma formação “única integral, comunitária e missionária”.

No dia em que ordena mais um diácono com vista ao sacerdócio e institui seis alunos(do quinto ano) do Seminário Episcopal no ministério de Leitor e Acólito, D. João Lavrador deixa uma mensagem de esperança ao Seminário.

“Tal como todo o Povo de Deus, também a comunidade educativa do seminário é convidada a aprofundar e interiorizar a reflexão conciliar do Vaticano II, a provocar em cada um dos formandos o desejo de seguir a Jesus Cristo respondendo à renovação que Ele provoca na Sua Igreja em cada tempo” afirma na mensagem hoje publicada no âmbito da Semana dos Seminários e intitulada “Comunidade evangelizada em comunhão missionária”.

“O nosso seminário é uma comunidade de discípulos composta por 22 seminaristas, com uma equipa formadora e professores, que à maneira dos Apóstolos, se deixa transformar pelo apelo de Jesus Cristo, que convive com Ele diariamente para aprender do Seu ser e do Seu atuar e, renovando-se através do que o Magistério da Igreja propõe para formar os sacerdotes de hoje, se prepara para oferecer sacerdotes em ordem a evangelizar as pessoas no mundo atual” prossegue o texto da mensagem destacando que esta formação “deve obedecer a quatro características: única, integral, comunitária e missionária”.

“Tal vocação é revelada e acolhida no interior de uma comunidade eclesial e forma-se no seminário, no contexto de uma comunidade educadora que compreende vários componentes do Povo de Deus, para conduzir o seminarista mediante ordenação a fazer parte da “família” do presbitério ao serviço de uma comunidade de fiéis”, esclarece ainda o prelado citando o texto da nova Ratio Fundamentallis, documento enquadrador da ação e missão dos Seminários.

Entre 11 e 18 de Novembro, a Igreja em Portugal celebra a semana dos seminários.

“Com esta iniciativa pretende-se valorizar a importância do seminário diocesano na vida das comunidades cristãs, estimular o interesse e a colaboração dos cristãos para com o seu seminário, reconhecer este como meio do despertar vocacional no interior do Povo de Deus e valorizar agradecidamente o trabalho que a comunidade educativa do seminário vai realizando para oferecer à diocese os sacerdotes para o serviço das diversas comunidades cristãs” refere o bispo de Angra.

A mensagem do bispo de Angra exorta “os cristãos, as famílias, as comunidades cristãs, os grupos de jovens, a catequese, os alunos da Religião Moral Católica nas escolas, os movimentos, a valorizarem esta semana através da oração, pela reflexão, proporcionando um discernimento vocacional às crianças, adolescentes e jovens, e dando graças a Deus pelo dom do nosso seminário”.

D.João Lavrador termina a Mensagem  com um apelo à “generosidade” das comunidades para se poder sustentar economicamente o Seminário Diocesano que já conta mais de século e meio de história sendo o responsável pela formação não só do clero mas de muitos dos açorianos mais ilustres.