Pe Teodoro Medeiros inicia doutoramento em Teologia Bíblica

O Pe Teodoro Medeiros, ordenado há 15 anos e professor de Sagrada Escritura no Seminário Episcopal de Angra vai regressar a Roma a partir de Setembro para iniciar o doutoramento em Teologia Bíblica, na Pontíficia Universidade Gregoriana.

O presbítero, natural dos Arrifes, na ilha de São Miguel, junta-se assim a mais dois sacerdotes diocesanos que estão a desenvolver estudos na capital italiana, nomeadamente os Padres Dinis Silveira (Direito Canónico) e Jorge Ferreira (Liturgia)

A saída do Pe Teodoro Medeiros coincide com o regresso do Pe Cipriano Pacheco ao Seminário Episcopal de Angra, onde irá lecionar a disciplina de Filosofia. No entanto, o ex Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel vai desenvolver trabalho pastoral em várias paróquias da ilha, nomeadamente na zona do Ramo Grande

Entre as nomeações do Bispo de Angra para o próximo ano pastoral e que acabam de ser dadas a conhecer estão as das capelanias. Assim, os Padres Norberto Brum, João Luciano Rodrigues, Fernando Teixeira e Francisco Melo, foram nomeados Capelães da Clínica do Bom Jesus e da Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição, Ponta Delgada.

O Pe Duarte Gonçalves da Rosa foi nomeado Capelão da Casa Provincial de São Francisco das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, em Angra do Heroísmo e o Monsenhor José Nunes, nomeado Capelão da Fraternidade de Santa Clara das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, também em Angra do Heroísmo. Ambos substituem os padres Adriano Borges e Júlio Rocha que assistiam espiritualmente estas duas comunidades religiosas.

Já o Pe Vasco Parreira foi nomeado Reitor de Igreja de São Gonçalo (cargo anteriormente desempenhado pelo Pe Duarte Gonçalves Rosa) e Capelão do Recolhimento de São Gonçalo, Angra do Heroísmo. O Pe Abel Vieira foi nomeado Capelão do Lar D. Pedro V, na Praia da Vitória enquanto que os Padres Júlio Aguiar Rocha e Marco Luciano Carvalho foram reconduzidos como Capelão da Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico e Reitor da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Horta, na ilha do Faial, respetivamente. O último, de resto foi também nomeado Assistente Espiritual da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no Faial.

Das nomeações para o próximo ano pastoral, no que aos movimentos laicais diz respeito, destaque para a recondução do Pe João Furtado como Assistente da Mensagem de Fátima da ilha de São Miguel; do Pe Maximino da Silva Medeiros, confirmado Diretor Espiritual da Legião de Maria (adultos) da ilha de São Miguel; do Pe Nuno Maiato, confirmado Diretor Espiritual da Legião de Maria (jovens) da ilha de São Miguel e do Pe António Pereira, confirmado Diretor Espiritual da Legião de Maria, da ilha Terceira. De referir nestas nomeações a do Pe Adriano Borges para Capelão substituto das Forças Americanas estacionadas na Base Aérea das Lajes, na ilha Terceira, Capelania de que era titular o Pe Jacinto Bento e a recondução do Pe Paulo Areias na Missão Católica Portuguesa em Munster, Alemanha.