Evento decorre de 23 a 27 de Novembro

O Secretariado Bíblico de São Miguel promove entre 23 e 27 de novembro em Ponta Delgada, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima,  a XXI Semana Bíblica Diocesana que irá refletir sobre o tema “Santificados pela palavra”,  iniciativa que pretende refletir sobre o que é ser “consagrado”.

A XXI Semana Bíblica de São Miguel é organizada conjuntamente com os Franciscanos Capuchinos e tem como oradores os padres Marcos Gomes – “Jesus Cristo o consagrdo do Pai para o mundo”; Ricardo Tavares- “Profetas, os consagrados à Palavra” e Frei Herculano Alves- “O profano, o religioso, o sagrado e o consagrado”; a Irmã Tânida Encarnação, religiosa de São José de Cluny, “O povo de Deus, um povo de consagrados num mundo secularizado” e Carmo Rodeia, jornalista da diocese de Angra, “Comunicação: consagrados ao serviço da palavra”.

Este é, de resto também o tema da Semana Bíblica Nacional que decorrerá entre 23 e 27 de agosto em Fátima.

“Descobrir o sentido bíblico da vida consagrada e a sua resposta aos problemas do mundo de hoje é o objetivo principal desta semana. A importância do tema dispensa toda e qualquer justificação. As transformações rápidas em todos os setores da vida repercutem-se também na Vida Consagrada”, explica frei Manuel Arantes da Silva.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os frades capuchinhos informam que o tema desta semana de estudos – ‘Santificados pela Palavra, ser Consagrado, Hoje, na Igreja e no Mundo’ – partiu do Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa Francisco.

Do programa do evento, acolhido pela Casa do Verbo Divino, destacam-se subtemas como: ‘O consagrado num mundo secularizado’, que será desenvolvido pelo ministro provincial dos Capuchinhos em Portugal, frei Fernando Alberto Cabecinhas; e ‘Os consagrados na vida e na história da Igreja”, com participação de D. Francisco Senra Coelho, bispo auxiliar de Braga.

Haverá ainda tempo para debater ‘Jesus Cristo, o consagrado do Pai, para o mundo’, numa conferência do professor José Carlos Carvalho, da Faculdade de Teologia, e os ‘Desafios e o futuro da vida consagrada’, através de uma comunicação do bispo de emérito de Portalegre-Castelo Branco, D. Augusto César.

Segundo o comunicado, este evento é o “melhor contributo” que o Movimento de Dinamização Bíblica pode prestar à Igreja Portuguesa no contexto do ano da Vida Consagrada.

A 38.ª Semana Bíblica Nacional realiza-se entre os dias 23 e 27 de agosto de 2015, na Casa do Verbo Divino, em Fátima.

 

CR/Ecclesia