Prelado participou esta tarde na procissão da mudança da Imagem

O Bispo de Angra participou na procissão da mudança da Imagem do Senhor Santo Cristo que iniciou formalmente a parte religiosa das Festas e em declarações ao Sítio Igreja Açores, deu as boas vindas a todos os peregrinos fazendo votos que estas festas sirvam “para um encontro com Jesus Cristo e com as outras pessoas”, sempre a partir da “misericórdia”.

“As imagens são como as fotografias. Não são as pessoas mas lembram-nas” disse D. António de Sousa Braga recordando que “venerando esta imagem espero que encontrem Jesus, o filho de Deus que está no meio de nós e nos lembra que devemos ser misericordiosos como o Pai. Pois que este encontro com o Senhor Santo Cristo seja uma forma de encontro com as outras pessoas, sempre cheios de misericórdia”.

O prelado diocesano que participou no primeiro ato religioso destas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que arrancaram ontem à noite em Ponta Delgada, afirmou ainda que “ se formos mais misericordiosos e formos capazes de nos colocar no lugar dos outros o mundo será muito melhor”.

Na  mensagem que gravou para o Sítio Igreja Açores D. António de Sousa Braga deu as boas vindas a todos os fieis sublinhando que é com “imensa alegria que se encontra nestas festas depois da longa convalescença”.

“Agradeço as mensagens e a oração que me ajudaram a viver esta doença como um momento especial de graça e da misericórdia divina. Saudando e cumprimentando todos vós faço votos que este encontro com Jesus na grande e veneranda imagem do Senhor Santo Cristo seja uma ocasião de  graça e misericórdia” e para isso “temos de seguir o caminho de Jesus”.

O Bispo de Angra está em tratamentos, a recuperar de uma cirurgia ao pulmão e por isso, tem participado de forma limitada nesta festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres,  que este ano é presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Francisco Senra Coelho.

D. António Sousa Braga quis estar simbolicamente nesta procissão, mais curta de mudança da Imagem para a Capela-mor do Santuário, momento que marca a entrega da Imagem pelas Irmãs Religiosas de Maria Imaculada à Irmandade , que nos próximos dois dias zelará pela sua integridade.

A procissão da mudança é também o momento alto do pagamento de promessas por parte dos inúmeros fieis que visitam Ponta Delgada nestes dias.

Depois desta procissão a imagem ficará na Igreja do santuário e à noite será mudada de novo para a Igreja de São José, no Campo de São Francisco, ao lado do Santuário para a Vigilia.

No domingo a Imagem regressa ao Campo de São Francisco para a missa Campal, com transmissão em direto na RTP Açores, no Canal 1 e RTP Internacional. A Eucaristia será presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga e, no final, D.António de Sousa Braga deverá fazer uma curta mensagem.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres começaram sexta feira e terminam na próxima quinta, embora o ponto alto seja hoje e amanhã com a procissão solene, na qual não participará nem o Bispo de Angra nem o reitor do Santuário, Monsenhor Augusto Cabral, por questões de saúde.