Por Cón. José Medeiros Constância

1 – A Semana da Vida: Grande Semana

Já há anos que se celebra em Maio, a Semana da Vida, incluindo sempre o dia 15, que é o dia Internacional da Família. Nos Açores, só agora é que esta semana começa a ser mais conhecida e celebrada.

Em 2014, o tema foi: Gerar Vida construir Futuro; Em 2013: Dá mais Vida à tua Vida; 2012: Comprometidos com a Vida; 2011: Escolhe a Vida e viverás; 2010: A Vida é sempre um bem; 2009: Vida com valores na Família; 2008: Vida com Esperança.

O tema deste ano: Vida com Dignidade, opção pelos mais fracos. Tem plena actualidade!

Esta é uma semana no tempo pascal em que se afirma o valor da vida em todas as dimensões, se faz a defesa da mesma e se tenta promover a vida na reflexão , no compromisso e na oração. A Semana da Vida em cada ano é uma grande semana!

 

2 – 2015: Vida com Dignidade , opção pelos mais fracos

Nós somos pela vida porque Cristo foi pela vida, nós somos pela vida porque defendemos desde a vida pré-natal à morte natural. Por esta razão, somos contra o aborto e a eutanásia. Mas não só nestes momentos.

Somos pela vida e defendemos as crianças pobres e indefesas, somos pela vida nas estradas para que haja respeito na circulação, somos pela vida na defesa da saúde sobretudo para os que não têm assistência devida, somos pela vida onde há vida defendendo os idosos e os agonizantes.

Queremos que a Vida que em si é digna seja vivida com dignidade, optando pelos mais fracos que a sentem ameaçada ou em despromoção.

 

3 – Semana da Vida nos Açores: A Família Comunidade que dignifica

A Semana da Vida será celebrada em toda a nossa Diocese nas 16 Ouvidorias com celebrações especiais em Santa Maria no dia 13, 14 e 15, sendo este o dia da Família em que estaremos em união com todo o mundo.

A Vida é um dom que faz a Família, a dignifica como comunidade de amor e que a torna digna também como vivência comunitária solidária. Quando a família se abre aos outros, as outras famílias e aos mais necessitados ela torna-se uma comunidade que dignifica e é dignificada.

Na Semana da Vida dizemos viva a vida, ao mesmo tempo que a caminho do Sínodo a realizar em Outubro próximo sobre a Família, só queremos bendizer esta comunidade que dá vida ao mundo.

 

(O Cónego José de Medeiros Constância é o Diretor do Serviço Diocesano da Pastoral Familiar e Laicado na diocese de Angra)