Bispo dos Açores em visita pastoral nos Arrifes

D. João Lavrador retoma iniciativas em Ponta Delgada

D. João Lavrador inicia no próximo domingo, dia 19 de maio, uma visita pastoral às comunidades dos Arrifes, retomando assim a visita canónica à ouvidoria de Ponta Delgada, interrompida na Semana Santa. Durante quatro dias vai estar em contacto com os vários movimentos das paróquias, reunir com alguns empresários locais, visitar os doentes e presidir ao sacramento da Confirmação dos alunos do 10ª ano de Catequese, na Igreja da Saúde.

Em declarações à Igreja Açores, o pároco, Pe. Davide Barcelos, destacou a importância da presença do Bispo da diocese de Angra nesta unidade pastoral, considerando-a mesmo, um dos momentos mais importantes da vida da comunidade.

“Será um momento de avaliação do trabalho efetuado, de conhecimento do património e sobretudo de contacto com as pessoas”, afirmou.

A visita começa às 10H00 com a Eucaristia Solene, com o sacramento da confirmação a ser ministrado a 60 catequizandos na Igreja da Saúde.

No segundo dia, D. João Lavrador vai visitar a Escola profissional Eprosec, duas das maiores empresas locais: a Unileite e a Serralharia do Outeiro, e tem marcado um encontro com os responsáveis políticos e com a Assembleia de freguesia. Termina o dia com um encontro com os catequistas dos três centros: Saúde, Piedade e Milagres.

No terceiro dia, terça feira, estão previstas visitas à escola Básica e Integrada dos Arrifes, ao quartel militar, ao agrupamento 433/arrifes dos Escuteiros e ao centro social e paroquial da Freguesia.

Da agenda faz ainda parte um encontro com todos os movimentos paroquiais e um jantar com os 2 grupos de jovens – Jovens Caminhantes e Sementes de Esperança-.

A visita termina com um encontro com doentes e uma Eucaristia.

Para a noite desse dia está ainda marcada a reunião do conselho Pastoral de ouvidoria com o clero.

A visita pastoral ou canónica é uma obrigação imposta aos bispos católicos pelo Código de Direito Canónico de 1983 (artigos 396-398) de visitar toda a diocese, pelo menos de cinco em cinco anos. A visita deve abranger as pessoas, instituições e lugares sagrados. A natureza, objectivos e o estilo desta visita, sobretudo às paróquias, são definidos pelo Diretório do Ministério Pastoral dos Bispos.

(Com Lilia Almeida)

Scroll to Top