Brasões dos bispos açorianos apresentados em livro

Lançamento ocorreu esta tarde em Angra do Heroísmo

O livro “Tombo Heráldico dos Açores”, de António Ornelas Mendes e Jorge Forjaz, com a representação dos brasões dos 38 bispos de Angra e dos 16 bispos nascidos nos Açores foi lançado esta segunda feira, em Angra do Heroísmo.

“Foram muitos anos de trabalho, de recolha e de confronto de fontes históricas muito diversificadas. Nós temos dois conjuntos de bispos, os de Angra, que são 38, e os bispos naturais dos Açores que andaram por esse mundo fora, que são 16”, explicou Jorge Forjaz.

O livro contém, a foto de todos os prelados diocesanos, uma nota biográfica sobre cada um e a sua genealogia, uma foto das sepulturas encontradas e o desenho a cores dos seus brasões “o que é absolutamente novo pois em muitos casos teve de se fazer uma reconstituição do brasão”, acrescentou um dos autores.

Jorge Forjaz sublinhou, ainda, em declarações ao Sítio Igreja Açores, que também incluíram “uma explicação sobre as frases inscritas nos brasões, contextualizando-as” e revelou a “dificuldade” que tiveram em traduzir a frase do brasão do bispo emérito de Macau, D. Arquimínio da Costa que vive na Ilha do Pico, inscrita em chinês.

Esta obra, “inédita em Portugal”, é mais vasta e para além da heráldica dos bispos de Angra e dos bispos nascidos nos Açores apresenta também uma “larga iconografia e um estudo genealógico sobre todos os 231 brasões das famílias nobres açorianas”.

O presidente do Instituto Português de Heráldica, Miguel Metelo de Seixas, assinalou que a informação recolhida neste livro “é invulgar no panorama editorial português”.

“Trata-se de uma obra notável pela vastidão do seu objeto de estudo, solidez da pesquisa e riqueza gráfica”, sustentou.

O livro “Tombo Heráldico dos Açores” foi  apresentado primeiro em Angra do Heroísmo, seguem-se  Ponta Delgada e Horta e depois Lisboa.

A edição, de 400 exemplares, é da Caixa Económica de Misericórdia de Angra do Heroísmo.

Scroll to Top