A promoção do sucesso escolar é um desafio de todos afirma a coordenadora Diana Costa

A Cáritas da ilha Terceira, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo promoveu esta quinta feira um fórum educativo onde o principal objetivo foi discutir as estratégias de promoção do sucesso escolar, com particular destaque para uma avaliação do projecto 3D.

A iniciativa juntou pessoas de várias áreas profissionais- Professores, psicólogos, assistentes sociais e alunos- e procurou refletir sobre as melhores estratégias para prosseguir a luta pela promoção do sucesso escolar.

“Na avaliação que fizemos do nosso projecto percebemos que há sempre coisas a melhorar mas também percebemos que o desafio desta luta é para todos e interessa a todos” disse ao Igreja Açores Diana Costa, coordenadora do projecto 3D.

Desde setembro de 2014 que a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, através do seu Fundo Social Municipal, se uniu à Caritas da Ilha Terceira na missão de combate precoce ao insucesso escolar, disponibilizando através do projeto 3D uma equipa técnica que desenvolve um conjunto de ações com as três dimensões consideradas fundamentais para o sucesso escolar: Família, Crianças e Professores.

O projeto tem como principal objetivo implementar uma metodologia de intervenção que contribua para desenvolvimento socioeducativo e para a promoção do bom aproveitamento escolar.

As atividades desenvolvidas variam entre a organização de oficinas de formação para docentes; intervenção social no contexto familiar dos alunos; dinamização de sessões com todas as turmas, com o objetivo de promover competências pessoais e sociais, através dum momento informal de partilha, onde são explorados temas que contribuem para um relacionamento interpessoal saudável; organização e dinamização de atividades para/e com os encarregados de educação e familiares.

No fórum realizado ontem, em Angra do Heroísmo, estiveram presentes a Presidente do Conselho Nacional de Educação e quatro investigadores do ISCTE.

Desde 2004 que a Cáritas da Ilha Terceira tem diversificado o seu campo de atuação, apostando numa intervenção promotora de mudança.

Neste contexto, a promoção do sucesso escolar tem sido uma aposta constante da instituição, através do trabalho desenvolvido pelas suas valências.

O Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) e a sua Unidade de Formação, valência da instituição, são promotores de diversos projetos na área da promoção do sucesso escolar, “com resultados muito positivos”, adianta ainda Diana Costa.

Além destes projetos específicos a Cáritas da ilha Terceira desenvolve formação académica com o referencial do Programa Reativar com jovens em rutura com o sistema de ensino regular, para equivalência ao 6º e 9º ano de escolaridade, com uma componente de aproximação ao mercado de trabalho.

Esta valência desenvolveu também o Programa TUTAL (tutoria em contexto escolar) e o TRAD(E)-IN (componente de mentoria de turmas do Programa Oportunidade Profissionalizante); Projeto A Par e Passo (com ações práticas em contexto escolar para a redução do absentismo e abandono escolar).

“A promoção do sucesso escolar continuará a ser uma aposta forte para os próximos anos, com a adequação de estratégias e contextos de intervenção para o sucesso escolar de jovens em situação de maior vulnerabilidade social” referiu ainda Diana Costa.

A Cáritas da ilha Terceira desenvolve, ainda, as valências Animação de Rua e a Creche e Jardim de Infância da Mãe de Deus, sendo igualmente desenvolvidas várias iniciativas de promoção de literacia, que têm por base a participação no Programa ProSucesso.