O desejo de unidade “não é tema da semana” afirma mensagem da nova Comissão Diocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

A Diocese de Angra assinala a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com uma celebração diocesana marcada para o dia 25 de janeiro, às 15h00, na Capela do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. Este momento de oração comum será o ponto alto de uma semana que convida todas as comunidades cristãs a renovar o compromisso com a unidade, recordando que o ecumenismo não se esgota num tempo específico do calendário, mas constitui uma dimensão permanente da fidelidade ao Senhor, por amor à Igreja e ao mundo que Deus ama.
O ecumenismo não é apenas “um tema da semana, mas um caminho que exige perseverança, forma o olhar e a palavra e impulsiona para encontros concretos, até que a comunhão se torne cada vez mais visível”, pode ler-se na mensagem divulgada pela Comissão Diocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso.
O tema deste ano “Há um só corpo e um só Espírito… uma só esperança” recorda que “a paz cristã nasce do Crucificado-Ressuscitado, atravessa a verdade do pecado e das feridas humanas e concretiza-se na reconciliação”, apontando assim para o coração da fé cristã.
“Acolhê-la implica uma mudança de olhar: quem recebe esta paz é chamado a deixar de ver o outro como obstáculo e a reconhecê-lo como pessoa e, no horizonte do Evangelho, como irmão”, lê-se na mensagem.
“É com este critério que se vive a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A diversidade de histórias e tradições não é, por si, um problema; o verdadeiro risco é permitir que a divisão se torne um hábito, pois isso contraria a vocação cristã, fere o testemunho do Evangelho e enfraquece a credibilidade do anúncio” sublinha a mensagem.
Por isso, prossegue: ” `Um só corpo´ não admite que a divisão se normalize; `um só Espírito´não deixa espaço para a hostilidade; `uma só esperança´ não consente a acomodação. Onde nós apenas contamos feridas, Deus reata a comunhão”.
O material de oração deste ano foi preparado na Santa Sé de Etchmiadzin, na Arménia, sede histórica e espiritual da Igreja Apostólica Arménia, no contexto da bênção do Myron (óleo sagrado) e da reconsagração da catedral-mãe, celebradas a 28 e 29 de setembro de 2024, após uma longa renovação. As propostas inspiram-se numa herança antiga de oração e invocação, bem como em hinos e na tradição monástica arménia, com raízes que remontam aos primeiros séculos do cristianismo, recorda ainda a mensagem .
A Comissão pede que, em cada paróquia, unidade pastoral e ouvidoria, se assegure pelo menos um momento de oração ao longo da semana- de 18 a 25 de janeiro- e que, onde existam outras comunidades cristãs, se procure, na medida do possível, informá-las e envolvê-las em celebrações conjuntas.
Para apoiar este percurso, são ainda apresentadas sugestões temáticas para cada um dos dias da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
GUIÃO OITAVÁRIO 2026 – VERSÃO FINAL
Nova Comissão Diocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso já em funções