Iniciativa insere-se nas comemorações do dia Mundial da Saúde Mental

O seminário “Saúde Mental no Local de Trabalho” realiza-se no dia 10 de outubro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental e reúne uma série de especialistas da área. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Centro Parqouial e Bem Estar Social de São José (CPBESSJ), em parceria com a Associação ANCORAR, o Serviço Diocesano da Pastoral Social e o Hospital do Divino Espírito Santo. Esta última entidade irá expor, na entrada das suas instalações, trabalhos de utentes do Serviço de Psiquiatria entre 9 e 13 de outubro.

Este evento conta ainda com o apoio da Diocese de Angra, da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da Cresaçor e da Associação Encontrar+se.

No âmbito das comunicações proferidas serão apresentados dois estudos realizados na Região sobre as temáticas “Burnout” e fatores de risco psicossociais no local de trabalho, informa uma nota divulgada pela organização a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.

Este Seminário visa, como objetivo principal, “promover uma organização conjunta e articulada de iniciativas com vista à promoção da saúde mental na comunidade, através do aumento de conhecimentos sobre a adoção de comportamentos saudáveis” referem ainda os organizadores na nota enviada ao Sítio Igreja Açores. Pretende-se ainda “incentivar a articulação de um conjunto alargado de entidades, numa abordagem integrada aos desafios existentes na área da saúde mental, através da formulação de propostas, cooperação e mobilização dos setores/entidades competentes com vista à inclusão social e reabilitação plena das pessoas portadoras de doença  mental”, conclui a nota.

Serão oradores do evento a Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional, Paula Andrade; o Vigário Geral da Diocese de Angra, Cónego Hélder Fonseca Mendes; a Presidente da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Luz Melo; a Presidente da Assembleia da Associação para a Promoção da Saúde Mental (ANCORAR), Sandra Furtado, a Enf. Joana Moreira , do Serviço de Psiquiatria do Hospital do Divino Espírito Santo e um grupo de investigadores da Universidade dos Açores sob a orientação de Célia Carvalho.

A iniciativa terá lugar no Centro Pastoral Pio XII e as inscrições sendo limitadas deverão ser realizadas através dos seguintes contactos 296629295/ gismental@gmail.com.

 

Atualizado a 09-10-2017