Os romeiros de São Francisco Xavier são finalistas do jardim de infância e alunos dos 2º e 4º ano bem como do segundo ciclo

Centro e Trinta e dois alunos, finalistas do Jardim de infância, dos segundo e quarto anos e também do segundo ciclo, do Colégio de São Francisco Xavier, em Ponta Delgada percorrem hoje as ruas da cidade até à Igreja de São José para realizarem a sua romaria escolar, neste período da Quaresma como vem sendo hábito de há uns anos a esta parte.

De acordo com uma nota enviada ao Igreja Açores pela direção do Colégio católico, “a Quaresma é tempo de reflexão, de partilha de oração e fé. Com este espírito vivenciamos com as nossas crianças os valores da caridade, da moderação, da bondade e da partilha solidária e espiritual, com via sacra, momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, o significado espiritual e dos símbolos desta época Pascal. Envolvidos por esta espiritualidade as nossas crianças preparam o momento culminante da sua caminhada a romaria”.

À semelhança dos Romeiros que durante a Quaresma, percorrem a pé a ilha de S. Miguel, rezando junto das Igrejas e Capelas de Invocação a Nª Senhora, assim estes `romeirinhos´de palmo e meio, saem do Colégio em direção ao Santuário do Convento da Esperança, parando, como habitualmente, na Capela de Nª Srª de Fátima, na Capela de Nª Srª do Carmo e na Igreja de S. José, numa atitude de oração e agradecimento ao Senhor, por todas as graças recebidas.

Estas 132 crianças foram acompanhadas pelo padre Norberto Brum e por alguns irmãos romeiros, nomeadamente pelos irmãos mestres Hugo Silva e Luís Salvador.

A romaria terminará com uma celebração presidida pelo Padre Norberto, seguida de um momento de convívio, onde as meninas que seguiram atrás dos pequenos romeiros, vestidas de trajes regionais partilharam o lanche que levaram para todos.