Cinco alunos do Colégio de Santa Clara premiados em concurso nacional de literatura infantil

Trabalhos vão ser publicados na coleção “Uma Aventura”

Cinco alunos do Colégio de Santa Clara, na ilha Terceira- um dos três colégios católicos dos Açores- foram premiados no concurso nacional de literatura infantil “Uma Aventura Literária 2017” nas categorias de texto original e critica.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pela direção do Colégio,  na categoria `Texto Original´ 3º e 4º ano, o aluno Francisco Pessoa Cabral, do 3º ano B, da docente Cátia Cota, alcançou o 2º lugar, tendo havido um Prémio Especial do Júri que atribuiu prémios na categoria de `Texto Original´ às alunas Mafalda Teixeira e Mariana Tomé. Na categoria de `Crítica´ foram distinguidos Francisco Barcelos e Patrícia Fernandes, alunos que pertencem ao 4º A,  da professora Raquel Nogueira.

Os alunos açorianos foram distinguidos num universo de mais de 14.100 participações em todo o país.

Os trabalhos destes alunos serão publicados num dos futuros livros da coleção Aventura, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, sendo, desta forma, recordado para a posteridade o trabalho realizado pelos alunos neste concurso de renome nacional.

Os alunos terão ainda a possibilidade de se deslocarem no dia 7 de junho a Lisboa, ao Parque Eduardo VII, à Feira do Livro de Lisboa (maior feira nacional do ramo), para num evento organizado pela Editora Caminho e aí receberem os respetivos prémios e conhecerem pessoalmente as autoras da referida coleção.

“Estes prémios são uma distinção que muito honra a Educação que se pratica na nossa Região” refere a nota da direção do Colégio enviada ao Sítio Igreja Açores.

O colégio de Santa Clara pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e nasceu na Terceira há 54 anos. Com cerca de 400 alunos o Colégio de Santa Clara, localizado no Pico da Urze, em Angra do Heroísmo, nasceu do sonho de Clara Martins Coelho, religiosa natural dos Biscoitos que pediu a uma professora amiga que encontrasse condições para abrir uma escola.

A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, cuja fundadora é a Beata Maria Clara do Menino Jesus, aceitou o desafio.

O Colégio deve o seu nome a Santa Clara de Assis, fundadora da Ordem das Clarissas, é uma escola católica franciscana hospitaleira e , por isso,  “a sua pedagogia caracteriza-se pelo Amor, Acolhimento e Alegria e fundamenta-se no testemunho, pessoal e comunitário, de humildade, simplicidade, abertura e hospitalidade”.

O principal desafio do Colégio, hoje como ontem, consiste em crescer sustentadamente, procurando ampliar valências e sobretudo, “alargar a outros níveis de ensino”.

Scroll to Top