Colégio São Francisco Xavier em Ponta Delgada vai ter uma creche

A abertura do espaço com capacidade para acolher 42 crianças desde o berço até aos três anos está prevista para fevereiro de 2015.

No mês em que a Congregação de São José de Cluny assinala os 234 anos do nascimento da sua fundadora, a Beata Ana Maria Javouhey, as irmãs de Cluny, em Ponta Delgada, lançam um novo desafio: a abertura de uma creche para 42 crianças, desde o berço até ao jardim de infância, ainda este ano letivo.

 

O novo serviço prestado pelo Colégio São Francisco Xavier, pertencente à Congregação, sediado em Ponta Delgada desde 1893, é uma aposta para ir ao encontro “das necessidades detetadas”, disse ao Portal da Diocese a diretora pedagógica, Irmã Domingas Lisboa.

A creche vai funcionar na zona onde estava instalado o Jardim de Infância e, para já, está em processo de avaliação o recrutamento de novos funcionários.

“Temos que avaliar os recursos de que dispomos para ver se se adequam a esta nova realidade”, adianta a responsável para quem esta nova valência se insere no âmbito “dos novos desafios que se colocam” e aos quais a Congregação procura sempre corresponder através da sua rede de colégios em todo o país.

“Quem sabe se não voltaremos a ter também o segundo ciclo como já tivemos. Estamos a ponderar o assunto porque apresenta vantagens para o percurso educativo das crianças”, conclui Domingas Lisboa.

O Colégio São Francisco Xavier assinalou esta segunda feira o aniversário da fundadora da Congregação São José de Cluny, a Beata Ana Maria Javouhey, francesa, nascida a 10 de Novembro de 1779 e batizada um dia depois.

Ana Maria nasceu no seio de uma família numerosa, num período conturbado da história francesa, marcado pela revolução e pelas perseguições religiosas.

Desde cedo percebeu que queria ser religiosa e em 12 de maio de 1807 funda a congregação das Irmãs de São José Cluny com o objetivo de promover a dignidade e os direitos de todos, particularmente de crianças, doentes, pobres e excluídos, “Em toda a parte onde há bem a fazer e sofrimento a aliviar”.

Uma das ideias fortes desta pedagoga era a “educação do homem na sua plenitude como a chave  e única forma de se ser verdadeiramente livre”.

Esta segunda feira, os cerca de 400 alunos do Colégio São Francisco Xavier desenvolveram atividades para homenagear Ana Maria. Os do primeiro ano de escolaridade fizeram ilustrações à “amiga”, os do segundo apresentaram dados biográficos sobre a fundadora; os do terceiro desenvolveram um concurso para ver quem melhor conhecia Ana Maria e a sua obra e, os do quarto ano, desenvolveram um conjunto de 20 poemas para Ana Maria Javouhey.

As celebrações envolveram também as crianças da infantil que participaram numa celebração na Capela.

Scroll to Top