São Francisco Xavier e Santa Clara envolvem comunidade educativa no espírito da caminhada sinodal
Evangelizar através da educação é o principal lema dos colégios católicos açorianos e em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo as crianças do ensino pré-escolar , até ao segundo ciclo, completam os últimos dias de aulas, antes da interrupção para a Páscoa de olhos postos no evangelho.
“Estes tempos fortes de preparação para uma grande festa são vividos muito intensamente pela comunidade seja no Natal seja na Páscoa” afirmou ao Igreja Açores a diretora do Colégio de São Francisco Xavier em Ponta Delgada, Irmã Domingas Lisboa.
A partir do tema cultural do ano- “Deus confia-te o mundo: ama-o, protege-o e transforma-o”- nesta escola liderada pelas Irmãs de São José de Cluny os vários clamores dos pobres, da economia, do ambiente ou de uma vida vivida de forma sustentável, inspiram o tema desta Quaresma que se centra no “fortalecimento do Coração para que possa surgir vida”.
“O tema foi lançado a toda a comunidade educativa a partir da palavra de Deus” prossegue a Irmã Domingas Lisboa.
“No início de cada semana refletimos sobre a leitura da Palavra de Deus de domingo e daí seguimos com atitudes e gestos em cada semana da Quaresma” diz a religiosa.
“Este ano temos um painel com um grande coração em que são colocadas atitudes e valores a vivenciar ao longo da semana” explica dizendo que “o painel está acessível a todos junto à Capela”.
Na primeira semana o verbo em destaque foi “transformar” e os jovens “escreveram no coração tudo o que os afasta de Deus” a partir das tentações que Jesus sofreu no deserto. Na segunda semana, a comunidade foi desafiada a “escutar” e, a partir daí, os jovens foram convidados “a dizer palavras boas que escutaram, de elogio”.
Na terceira semana o verbo em destaque foi “rezar” e, a partir desse verbo as crianças foram estimuladas a “escrever uma oração em grupo que rezaram na Capela”. Na quarta semana foi a Luz- “ser luz no colégio para os amigos mas ser luz também é casa”- e, daí, “muitos levaram uma vela para o colégio”.
Na quinta semana o verbo é “partilhar” e os jovens são desafiados a levar um alimento não perecível para distribuir, depois, por uma família com necessidades.
“A caridade é de facto a atitude que queremos despertar nos jovens” refere a diretora do Colégio de São Francisco Xavier.
Ainda antes das férias a cruz será um elemento muito presente, simbolizando o sacrifício, mas sobretudo a ressurreição.
“Participar é o que queremos que todos façam: crianças, famílias e toda a comunidade que trabalha no Colégio” sublinha ainda a Irmã Domingas Lisboa, que este domingo, Dia do Pai, terá o Colégio em atividades desportivas e de lazer juntando pais e filhos, uma atividade que culminará com a Missa do Dia do Pai ao final da tarde.
Em Angra do Heroísmo, as irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que ensinam crianças açorianas desde 1964, centram as suas atividades na palavra de Deus, que todos os dias está presente na oração da manhã.
Os dias 30n e 31 são porventura, os mais fortes desta vivência com a Eucaristia e no dia 31 a via-sacra. O Colégio prepara duas vias-sacras diferentes conforme a idade a que se destinam: uma com sete estações para as crianças dos cinco anos de idade, pré-escolar, até ao segundo ano do primeiro ciclo e outra via-sacra, completa com as 14 estações para as crianças do terceiro ao sexto ano.
“São conteúdos adaptados, cânticos e pequenas orações que as professoras e educadoras vão construindo com as crianças e que depois se concretiza com o percurso dos passos de Jesus para que elas percebam”, refere a irmã Helena Godinho, diretora do Colégio de Santa Clara.