Confederação dos Institutos Religiosos dirige Carta Aberta aos cristãos terceirenses

Ano da Vida Consagrada começa oficialmente no primeiro domingo do advento. Missa da Sé vai ser presidida pelo Bispo de Angra

A Confederação dos Institutos Religiosos (CIRP), na ilha Terceira, acaba de escrever uma carta aberta a todos os cristãos sensibilizando para o ano da Vida Consagrada que se inicia no próximo domingo e que decorre até fevereiro de 2016.

“Este tempo será uma chamada veemente de Deus aos Consagrados para que vivam atentos à necessidade de `renovação´, e também, um acontecimento para ser vivenciado e celebrado com todo o povo cristão”, refere a carta assinada pela responsável da CIRP na ilha Terceira, Irmã Elvira Toledo, da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.

“Gostaríamos que este ano da Vida Consagrada fosse uma oportunidade para mostrar a beleza da vida consagrada e evidenciar a missão dos consagrados na Igreja”, sublinha a carta que dá, igualmente, nota das várias atividades que as diferentes congregações religiosas vão desenvolver ao longo deste ano.

Para “sensibilizar e estimular” o conhecimento deste tipo de vocações, a carta faz uma apresentação do que é ser religioso consagrado – “Somos homens e mulheres que, mergulhados no mistério de Cristo e transfigurados pela sua Páscoa, somos convidados a viver como homens e mulheres agraciados, reconciliados e cheios de Esperança e a levar a todos o abraço de Deus”- e deixa um apelo à oração de todos os cristãos.

De entre as atividades previstas, ao longo deste ano, está a constituição de equipas “disponíveis” para ir “com uma breve reflexão” aos encontros de catequese, aos grupos de jovens, às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, Paróquias, para “darem a conhecer o que é ser religioso consagrado”.

 

Também em São Miguel, a CIRP já definiu um conjuunto de atividades, estando prevista a participação das religiosas nas reuniões preparatórias do Crisma, a animação de uma vigilia de oração pela juventude no dia 30 de janeiro, com a adoração da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude que vai percorrer todas as oito ouvidorias de São Miguel, até ao Dia Mundial da Juventude e a realização de apresentações nas aulas de catequese nas diferentes paróquias da ouvidoria sobre o modo de vida de um religioso consagrado.

Na Diocese de Angra existem 15 Institutos Religiosos, três dos quais masculinos.

Desempenham um papel de relevo nas suas comunidades paroquiais, nomeadamente na catequese, no ensino, na Eucaristia como leitoras e ministras extraordinárias da comunhão, na assistência a mulheres, crianças e jovens em risco, a doentes ou no acompanhamento a famílias problemáticas do ponto de vista social. Visitam ainda os presos e os doentes, prestando todo o auxilio de que as várias comunidades necessitam.

Scroll to Top