O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), da Igreja Católica, divulgou o programa e abriu as inscrições das suas jornadas anuais, que vai promover nos dias 23 e 24 de setembro, com o tema ‘Zoom in/Zoom out. Confinamentos e comunicação’.

“Através do lema «zoom in/zoom out», vamos partilhar esta forma de olhar para o tempo que vivemos tendo sempre como lente o papel da comunicação”, explica o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, da Igreja Católica em Portugal.

Na sua carta/convite, D. João Lavrador, bispo de Angra, incentiva à participação e inscrição nas Jornadas de Comunicação Social 2021, que podem ser acompanhadas em duas modalidades, pelos meios digitais e presencialmente, na Domus Carmeli, em Fátima.

O encontro promovido pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Conferência Episcopal Portuguesa, começa às 14h30, de 23 de setembro, e terminam às 12h30, no dia seguinte.

As jornadas começam com o acolhimento de D. João Lavrador e da diretora do SNCS, Isabel Figueiredo;  depois vão ser partilhadas experiências de comunicação, com um “zoom in” proporcionado por Secretariados Diocesanos das Comunicações Sociais; e, a partir das 17h00, uma conferência com o secretário da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais da Conferência Episcopal de Espanha.

D. João Lavrador afirma que a conferência do padre José Gabriel Vera vai abordar “a sua experiência, análise e perspetivas de futuro, no plano da comunicação das dioceses”.

No segundo dia, 24 de setembro, as Jornadas Nacionais de Comunicação Social 2021 vão fazer um roteiro de comunicação através de cinco verbos – incluir, apoiar, aprender, conhecer e aproximar – a partir das 09h00.

A frase do Papa Francisco, “comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”, é o mote para a conferência de encerramento do diretor da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, o professor Nelson Ribeiro, às 11h00, antes da sessão de encerramento do encontro (12h30).

O programa das jornadas anuais do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais pode ser consultado em ecclesia.pt/jornadas2021, onde também está disponível o formulário para as inscrições.

Isabel Figueiredo disse à Agência ECCLESIA que a pandemia trouxe mudanças ao setor que obrigam a um novo “olhar”.

Segundo a diretora do SNCS, mais do que fazer um “balanço do certo e do errado” no que foi feito durante os últimos meses, interessa “olhar para a frente”, estando “junto dos profissionais, de quem comunica”.

Em 2020, as jornadas nacionais decorreram num formato online, debatendo a comunicação em tempo de pandemia em seis setores: informação, assessoria, imprensa regional, conteúdos digitais, eventos online e geração Z.

Já este ano, a 14 de maio, o SNCS e a Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) promoveram um colóquio sobre os desafios da era pós-pandemia nos respetivos setores, pedindo atenção e tempo para as pessoas.

(Com Ecclesia)