Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus assinalam centenário da morte do fundador

Esta segunda feira iniciam-se as celebrações do centenário da morte de São Bento Menni.

A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus inicia a partir de hoje e até 24 de abril do próximo ano, as comemorações que assinalam o centenário da morte de São Bento Menni, fundador e restaurador da ordem hospitaleira, informa uma nota da Congregação a que o Portal da Diocese teve acesso esta segunda feira.

O ano de celebração ficará marcado pela realização de vários eventos a nível nacional e também nos Açores, entre conferências, palestras e momentos de oração.

São Bento Menni nasceu em Milão (Itália) a 11 de Março de 1841. Em maio de 1860 ingressa na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus e a 14 de Outubro  de 1867, foi ordenado sacerdote. Ainda em 1867 o Papa Pío IX, envia Bento Menni a Espanha com a sua Bênção para restaurar a Ordem Hospitaleira no seu berço. Fundou a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus com a ajuda de duas jovens granadinas – Maria Josefa Récio e Maria Angustias-.

“Era um homem identificado com Jesus, Bom Samaritano e muito identificado com a realidade do seu tempo”, refere a nota, sublinhando a sua ação no desenvolvimento de trabalhos na área da psiquiatria. Morreu em Dinan (França) em abril de 1914. Foi proclamado santo a 21 de Novembro 1999, pelo Papa João Paulo II, um dos dois novos santos da Igreja católica.

As Irmãs Hospitaleiras do sagrado Coração de Jesus estão presentes nas ilhas de São Miguel e Terceira.

Scroll to Top