Seis estruturas vão analisar a situação da organização no arquipélago

O Conselho Geral da Cáritas Diocesana dos Açores estará reunido hoje e amanhã, na Terceira, para analisar a situação da organização e delinear ações futuras no contexto das orientações diocesanas de pastoral, fortemente marcadas pelas questões sociais.

A reunião, que será presidida pelo bispo de Angra, D. João Lavrador, que abrirá os trabalhos desta tarde, às 17h45, contará com a presença da Cáritas de ilha das Flores, Graciosa, Pico, São Jorge, São Miguel e Terceira.

Estra noite cada uma destas estruturas irá apresentar sumariamente o trabalho que está a ser desenvolvido no terreno e amanhã, sábado, serão apresentados alguns dos projectos que estão a ser implementados nos Açores como o Fundo de Emergência Social e Prioridade às Crianças  pela Presidente da Cáritas dos Açores, Anabela Borba; as linhas orientadoras do Plano Estratégico da Cáritas dos Açores para 2018/2020 , por Nuno Lopes; o Programa +Próximo, pr Rosa Pires e a articulação entre a Cáritas e outras organizações da pastoral social, pela diretora do Serviço Diocesano da pastoral Social, Vitória Furtado.

Durante a reunião serão ainda discutidas questões de natureza financeira, nomeadamente projectos e formas de financiamento da Cáritas.

A Cáritas  é um organismo da Igreja que tem como missão o Desenvolvimento Humano Integral e a defesa do Bem-Comum intervindo em ordem à transformação da sociedade. Através da animação da Pastoral Social, fomenta a partilha de bens e a assistência em situações de calamidade e emergência.