Reunião do Conselho Presbiteral inaugura novo Centro Pastoral Pio XII

15 anos depois da venda do seminário do Santo Cristo, São Miguel passa a ter um Centro pastoral de ilha As obras de reconstrução, ampliação e modernização do Centro Pastoral Pio XII, o futuro Centro Pastoral de São Miguel, em Ponta Delgada, estarão concluídas em Abril para receber a reunião do Conselho Presbiteral que se realiza entre 20 e 25 de abril e, pela primeira vez, fora da ilha Terceira.

As obras de ampliação ficarão concluídas até ao final deste ano, conforme estava previsto na empreitada que começou em janeiro de 2014, ficando por realizar, até abril, o final das obras de modernização do edifício antigo, anunciou ao Sítio Igreja Açores o ecónomo da Diocese de Angra, Pe Adriano Borges, que esta manhã visitou o recinto da obra.

Os edifícios onde ficará instalado o auditório, com capacidade para 180 pessoas (podendo ainda receber mais gente), e apetrechado com meios audiovisuais adequados e os 19 quartos duplos, com casa de banho e acesso para pessoas portadoras de deficiência, bem como a recepção, estão praticamente concluídos, faltando apenas alguns acabamentos, bem como os equipamentos interiores.

Entretanto, estão a decorrer as obras de modernização e remodelação do edifício antigo que manterá a atual estrutura, dispondo de seis quartos duplos e duas suites, uma cozinha, uma sala de reuniões e uma capela remodeladas e com ligação interior ao edifício novo.

A obra, projetada pelo arquiteto Gomes de Meneses e executada pela empresa de construção civil Abano Vieira, no valor de 1 milhão de euros, prevê ainda a construção (já em execução) de um parque de estacionamento iluminado, com capacidade para 100 viaturas bem como espaços ajardinados que estão neste momento a ser construídos.

As obras, que estão a ser acompanhadas diretamente pelo ecónomo da diocese de Angra, representam a “concretização de uma promessa que já leva 15 anos”, lembrou ao Sítio Igreja Açores o Pe Adriano Borges.

“Julgamos que com a construção deste Centro Pastoral a ilha de São Miguel ficará finalmente apetrechada com um espaço condigno para retiros e encontros de formação espiritual quer do clero quer de leigos”, sublinhou.

Os serviços diocesanos ficarão, por sua vez, concentrados nas instalações do Santuário do Senhor Santo Cristo, conforme acordado entre o Bispo de Angra e o reitor de Santuário, que tem previsto, também, um plano de intervenção no Convento da Esperança com vista à adequação do espaço a esta nova valência.

Além do Centro Pastoral de São Miguel, estão prestes a avançar os centros pastorais da ilha do Pico, que ficará na dependência geral do Santuário do Bom Jesus e o de Santa Maria.

A diocese comparticipará as obras, garantindo um apoio financeiro correspondente à venda de uma casa oferecida para este fim por uma religiosa, em Santa Maria e um terreno também oferecido no Pico.

Esta quinta- feira, dia 11 de dezembro, poderá igualmente ficar desbloqueada a questão do Centro Pastoral da Ilha do Faial.

A reunião do Conselho Pastoral, que contará com a presença do ecónomo diocesano, irá decidir, entre outros assuntos, qual o novo espaço para construir o centro de acolhimento das atividades de pastoral e sócio-caritativas da ouvidoria.

Atualmente o Centro Pastoral da Horta situa-se na antiga Casa do Gaiato da Horta, nos Flamengos, que alberga os escuteiros e a Cáritas do Faial, mas que é uma situação que “precisa ser revista”.

De acordo com o Pe Adriano Borges as duas soluções que estão para já em cima da mesa prendem-se com a eventual venda deste edifício cuja receita reverteria a favor da construção de um novo, em terrenos da paróquia da Matriz da Horta, ou a reconstrução do atual edifício.

Também na Terceira estão previstas intervenções nos edifícios das Obras Católicas e no Seminário Episcopal de Angra.

Obras, que avançarão só depois de conhecido o desfecho do processo relativo à venda do Palácio de Santa Catarina, que ainda não está autorizado por Roma.

obras_pio_XII_dez_2014_1_0_dr_ia_600-400
Parque de estacionamento do Centro Pastoral Pio XII em obras
Scroll to Top