Grupo do Faial desloca-se à ilha Terceira este fim de semana

O Grupo Coral de Santa Catarina, regido pelo maestro Pe Marco Luciano, desloca-se este fim de semana à ilha Terceira, numa digressão integrada no seu plano de atividades e durante a qual vai apresentar a Missa Brevis de Gounod.

Primeiro na Sé de Angra durante a Eucaristia vespertina de sábado, às 18h00 e no domingo na Igreja da Agualva, às 10h30, este grupo coral da ilha do Faial, composto por 40 elementos, animará liturgicamente as duas Eucaristias, interpretando a Missa Brevis nº 7 de Gounod.

Durante a estada na Terceira, o grupo fará um concerto na noite de sábado, na Praça Velha, integrado nas comemorações do 481º aniversário da cidade Património Mundial da Unesco, interpretando um repertório de Música Popular Açoriana, intitulado “Cantar os Açores”.

Este programa da noite de sábado é idêntico ao que foi interpretado no espetáculo que o grupo deu no âmbito da Semana do Mar, que decorreu na Horta, ilha do Faial, no final do mês passado.

“Esta digressão decorre no âmbito do nosso plano de atividades, no qual temos uma especial atenção para agendar sempre uma saída anual da ilha, com vista ao intercâmbio com outros grupos corais”, disse ao Sítio Igreja Açores o Pe Marco Luciano.

Aliás, o grupo tem participado em diferentes iniciativas quer nos Açores quer no Continente português, inclusive já deu um concerto na Basílica do Santuário de Fátima.

“Nas nossas saídas, também, fazemos sempre questão de participar nas Eucaristias dos lugares onde ficamos pois este grupo tem uma especial vocação para a música litúrgica e sacra”, acrescentou ainda o Pe Marco Luciano.

O Grupo tem 13 anos de atividade e nasceu na Paróquia Faialense de Castelo Branco; mas hoje integra elementos de toda a ilha e de todas as paróquias.