Renuncias do Advento revertem a favor das obras missionárias pontifícias

As crianças da catequese, na diocese de Angra, vão ser convidadas a fazer um pé-de-meia durante o Advento e o produto das suas poupanças reverterá a favor das obras missionária pontifícias.

A ideia dos mealheiros de natal na catequese não é nova mas este ano ganha um novo entusiasmo porque as crianças são convidadas a pouparem para ajudarem outras crianças, refere ao Sítio Igreja Açores o responsável diocesano pela Evangelização e Catequese, Pe. Jacob Vasconcelos.

“Distribuímos os tradicionais por todas as paróquias açorianas; as crianças agora vão montar os seus mealheiros, pintá-los e decorá-los e no dia 7 de janeiro, em que se celebra a Epifania do Senhor, devolvem-nos às catequistas e o produto dessa renúncia do Advento será enviado para Roma”, disse o sacerdote.

“No fundo estamos a dizer às crianças, mesmo as mais desfavorecidas, que há outras como elas que precisam ser ajudadas e por isso, o que queremos com esta actividade é colocar crianças a  ajudarem crianças e isso tem um outro significado porque as orienta também para uma noção de solidareidade” adianta ainda o Pe. Jacob Vasconcelos

Esta prática já vinha sendo desenvolvida há algum tempo pelas diferentes paróquias açorianas mas a sua animação dependia muito da paróquia e da catequista.

“O que pedimos é que cada pároco organize com a sua equipa de catequistas estes mealheiros de forma a que todas as crianças se sintam convidadas e motivadas a participar”, conclui o diretor do Serviço Diocesano de apoio à Evangelização e Catequese.