Iniciativa anual tem como tema em 2015 «Conhecer, Explorar, Partilhar» e está a ser vivido na diocese de angra em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo

A Direção-Geral do Património Cultural, em articulação com o ICOMOS Portugal, promove hoje o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS 2015) com diversas iniciativas, com o tema ‘Conhecer, Explorar, Partilhar’.

“Conhecer, para melhor explorar a potencialidade dos recursos patrimoniais na sociedade contemporânea e partilhar o que nos rodeia, preservando a identidade local e a ligação às comunidades, face a um mundo cada vez mais globalizado, são as motivações do DIMS 2015”, explica a Direção-Geral do Património Cultural.

A Comissão dos Bens Culturais da Diocese de Angra está a comemorar este Dia Internacional com dois percursos culturais nos Açores, em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

“Explorar a história, a arquitetura e a arte em monumentos religiosos” é o objetivo da Comissão dos Bens Culturais com os dois percursos culturais citadinos.

Em Angra do Heroísmo, a iniciativa tem como tema ‘Itinerários Culturais: Monumentos de Fé’ e começou às 10h00 com a concentração no adro da Sé até à igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Esta visita está a ser orientada por Francisco Maduro Dias, Museólogo e Conservador do Museu de Angra do Heroísmo.

Por sua vez, em Ponta Delgada o itinerário ‘Igrejas e antigos conventos de Ponta Delgada’ partiu do Campo de São Francisco, às 10h00, e termina na Igreja de São Pedro.

A técnica de Conservação e Restauro e membro da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja Ana Maria Fernandes é a guia deste périplo.

É a “primeira vez” que a comissão vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios “de forma organizada”.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pretende “sensibilizar” os cidadãos para a “diversidade e vulnerabilidade” do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

Em Portugal Continental e Regiões Autónomas contam-se 610 atividades, “distribuídas por 166 concelhos e promovidas por 622 entidades públicas e privadas”, este sábado, dia 18 de abril.

Neste contexto, estão previstas 1115 atividades, por exemplo, 56 oficinas pedagógicas/workshops, quatro concursos; 10 projeções de documentários/filmes; 36 encontros/conferências, 38 espetáculos artísticos e 55 exposições; 18 peddy/rally papers, 13 recriações e encenações históricas, 36 rotas patrimoniais/itinerários culturais e 287 visitas guiadas/percursos orientados.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, organização não-governamental associada à UNESCO.