Diocese de Angra representa Portugal em congresso de música sacra

Evento serviu para assinalar os 50 anos da  Constituição Sacrossantum Concilium, documento do Concílio Vaticano II e 30 anos da fundação do Coro da diocese de Roma

Um grupo de seis açorianos, liderados pelo pároco da Candelária do Pico, Pe André Resendes, participou no congresso “Cantar a fé: música liturgica aos serviço da nossa evangelização”, que decorreu em roma no final do mês de setembro para assinalar os 50 anos da Constituição do Sacrossantum Concilium ( sobre música liturgica) e as comemorações do 30º aniversário do Coro de Roma, fundado pelo grande compositor e escritor de música sacra, Monsenhor Marco Frisina.

De acordo com uma nota, a que o Sítio Igreja Açores teve acesso, esta terça feira, o grupo que integrou quatro leigos de São Miguel (alunos e professores do Conservatório Regional de Ponta Delgada) e duas pessoas da ilha do Pico, um deles sacerdote, o outro estudante do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, foi o único representante de Portugal neste encontro-peregrinação.

O encontro-peregrinação, foi de cariz internacional, dirigido a todos os agentes envolvidos na música sacra e na animação do canto litúrgico, nas paróquias.

Do programa do evento, foram abordados temas como, a importância do coro paroquial na evangelização e na oração da comunidade cristã, o papel do coro diocesano e do coro paroquial ( pelo Cardeal Vigário Agostinho Vallini),  Cantar a fé: a música ao serviço da nova evangelização (pelo Mons.Marco Frisina), a animação litúrgica nas diretivas do Concilio Vaticano II (pelo P.Giuseppe Midilli O.Carm – diretor do oficio litúrgico do Vaticano), o papel do coro e o envolvimento da assembleia na celebração ( Don Fabio Massimillo- liturgista), o fundamento teológico da música sacra ( pelo P. Jordi-A. Piqué i Collado OSB Presidente do Pont. Instituto Liturgico), a formação musical dos animadores litúrgicos ( pelo Mons. Vincenzo De Gregorio, Presidente do Pont. Instituto de Musica Sacra), entre outros.

Durante os trabalhos houve, ainda, lugar para um concerto com o coro da Diocese de Roma, com a participação dos mais de 1400 coristas do Congresso, na Basílica Papal de S.João de Latrão.

Os congressistas estiveram presentes no encontro dos anciãos com o Papa Francisco e o Papa Emérito, Bento XVI, na Praça de S. Pedro, onde também esteve o cantor Andrea Bocelli.

No fim da eucaristia, houve uma visita à basílica de S. Pedro e um momento para receber a benção do Mons.Frisina e cantar o ” Petrus” diante da cátedra de Pedro, “momento único e inesquecível”, sublinha a nota.

Scroll to Top