Diocese de Angra vai acolher cinco grupos de jovens no período que precede a JMJ de Lisboa

© Direitos Reservados

São Miguel e Terceira receberão 185 jovens no total, entre 26 e 31 de julho

A diocese de Angra tem até ao momento cinco grupos  e uma pessoa de Timor Leste para acolher nos dias das dioceses (DND), o encontro de jovens antes da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, entre 26 e 31 de julho.

Na ilha Terceira vão ser acolhidos 45 jovens de Madison, EUA e em São Miguel serão acolhidos quatro grupos, por diversas ouvidorias. Os jovens inscritos para os DND´s em São Miguel são oriundos de Guadalajara, no México (42); Prince Albert e Vancouver, no Canadá (58): Aachen, na Alemanha (15)  e Nova Iorque, Seatle e Austin, nos EUA (24). São Miguel receberá ainda um jovem de Timor-Leste, apurou o Sítio Igreja Açores junto do Comité Organizador Diocesano, que é coordenado pelo padre Norberto Brum. As inscrições para os Dias nas Dioceses terminam a 31 de maio.

A coordenação nacional dos Dias nas Dioceses informou esta quarta-feira que tem mais de 600 grupos inscritos, de países dos vários continentes.

As dioceses de Portugal continental e arquipélagos, que vão participar nos Dias nas Dioceses, vão receber jovens peregrinos de 682 grupos que vão ter uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja nas comunidades de acolhimento, na semana anterior à JMJ Lisboa 2023.

Os 682 grupos já inscritos nos DND são provenientes de países de cinco continentes – Europa, África, América, Ásia e Oceânia -, destacando-se uma grande riqueza cultural e religiosa.

Os ‘Dias nas Dioceses’ vão realizar-se em 17 dioceses: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Os jovens vão ficar alojados preferencialmente em casas de famílias, nas paróquias de acolhimento, e em instalações públicas, das escolas, municípios e freguesias, e das associações/coletividades.

De 26 a 31 de julho, os peregrinos dos ‘DND’ vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região. Cada diocese está a finalizar um programa centrado em cinco pilares: Acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

A coordenação nacional dos ‘Dias nas Dioceses’ indica ainda que para mais informações sobre a organização desta semana devem ser contactados os 17 Comités Organizadores Diocesanos (COD), e/ou escrever para o endereço diasnadiocese@lisboa2023.org.

Os ‘DND’ são um itinerário de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal e que vai permitir o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.

As Dioceses de Lisboa, Santarém, Setúbal e das Forças Armadas e de Segurança são dioceses de acolhimento durante a semana da JMJ 2023, de 1 e 6 e agosto.

Scroll to Top