Padre dos Carmelitas Descalços orienta os turnos de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo

Realiza-se entre 22 e 26 de janeiro o primeiro turno para o retiro anual do clero na diocese de Angra, com inicio agendado para as 15h00 , na Casa de Retiros de Santa Catarina e de 5 a 9 de fevereiro no Centro Pastoral Pio XII em Ponta Delgada. Ambos os turnos serão orientados pelo sacerdote da Congregação dos Padres Carmelitas Descalços, Joaquim Teixeira.

O Pe Joaquim Teixeira, mestre em Teologia Sistemática, é o provincial da Congregação em Portugal desde 2011.

Trabalha na área da pastoral da espiritualidade com a realização de retiros a jovens, casais, religiosas e sacerdotes, organiza e apresenta comunicações em semanas de estudo, encontros de oração e, durante muitos anos, fez parte da equipa formadora dos Carmelitas. Trabalha na pastoral familiar, no apoio a Movimentos e Grupos de casais, nomeadamente do Movimento «Encontro Matrimonial».

Haverá, ainda, um terceiro turno no Pico, de 2 a 6 de abril, em São Mateus, na Ilha do Pico, que será orientado pelo Cónego Ângelo Valadão, vigário episcopal para a formação.

“É um tempo e uma oportunidade importante, mesmo imprescindível para quem tem a responsabilidade de presidir ao Povo de Deus que lhe está confiado” afirma o bispo diocesano numa carta endereçada a todo o clero.

D.João Lavrador, na carta enviada a todos os sacerdotes lembra que o presbitério diocesano, entre várias ações, “constrói-se e edifica-se pela formação espiritual de todos os seus membros”. Por isso, a apela à participação de todos.

O retiro anual do Clero, além de ser uma obrigação canónica, é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com o seu prelado diocesano.

Para fazer um retiro é necessário que haja “disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral”.

Para além destes retiros organizados na diocese há sacerdotes que, habitualmente, participam noutros retiros do clero nomeadamente os promovidos pela Associação dos Padres do Prado.