Dirigentes nacionais da Ação Católica Rural visitam São Miguel

Encontro na Ribeira Quente pretende avaliar condições para “revitalização” do movimento

Três dirigentes nacionais do Movimento de Ação Católica Rural (ACR) estão de visita a São Miguel para participarem num encontro com dirigentes locais, dos dois núcleos que ainda conservam alguma atividade na Diocese de Angra, que se realiza este sábado na Ribeira Quente.

A deslocação do assistente nacional do movimento , Pe Querubim Silva e de dois dirigentes leigos, Pedro Lavrador e Roger Madureira, insere-se numa tentativa de “revitalização” dos núcleos ainda existentes em São Miguel- Ribeira das Tainhas e Ribeira Quente- e também na Terceira, embora desta vez a visita se circunscreva à ilha do grupo Oriental.

“No último encontro nacional que tivemos em maio esteve cá uma delegação açoriana e depois de alguma troca de impressões decidimos que seria importante perceber se há condições para revitalizarmos o ACR no arquipélago e tomarmos contacto com os problemas existentes, uma vez que se trata de uma diocese distante e dispersa” disse ao Sítio Igreja Açores o Pe Querubim Silva.

O encontro vai decorrer durante o sábado na Ribeira Quente e insere-se nos contactos que os dirigentes nacionais fazem um pouco por todo o país, ao longo do ano.

O ACR está presente em 16 dioceses, conta com 1650 membros (de acordo com o sitio da internet) e, nos Açores, teve sempre como interlocutor privilegiado o Pe Silvino Amaral. Hoje a presença na diocese é quase residual registando-se dois núcleos organizados nas ouvidorias da Povoação e Vila Franca do Campo (ilha de São Miguel) e também na ouvidoria da Terceira.

No continente, os núcleos mais fortes são os do Norte e centro do país, com particular destaque para Viseu, Braga e Viana do Castelo. Em Lisboa, o Movimento possui “uma dinâmica própria” e é particularmente ativo da área Oeste.

A Ação Católica Rural é um movimento formado e dirigido por leigos, criado em 1922 pelo Papa Pio XI e que chega a Portugal em 1933. Obedece às caraterísticas gerais da Ação Católica e dedica-se de forma organizada à evangelização e promoção do meio rural, sendo estas ações fruto do método de Revisão de Vida (ver, julgar, agir).

O ACR é hoje um Movimento que congrega, nas equipas de base paroquial, equipas diocesanas e a nível nacional, homens e mulheres que caminham apostolicamente em conjunto, tendo-se iniciado, muitos deles, nos Movimentos Juvenis Agrários (JAC/JACF), que foram a sua escola de vida e de apostolado.

Scroll to Top