Encontro dos Secretariados Diocesanos da catequese aprofunda conhecimento do Concílio de Niceia

Dirigentes catequistas reunidos em Angra

Foto: Igreja Açores

Arrancou esta noite o 62º Encontro Nacional dos Secretariados Diocesanos da Catequese que regressa aos Açores, duas décadas depois, no ano em que o Serviço Diocesano da Evangelização, Catequese e Missão, completa 66 anos de existência.

Na sessão de abertura dos trabalhos, o bispo de Angra encorajou os dirigentes catequistas a aproveitarem este encontro para aprofundar o espírito de Niceia.

“Há sempre esta descoberta de quem é este Cristo ressuscitado a quem rezamos e sobre quem rezamos. A busca de um Cristo que é o salvador é fundamental. Oxalá Ele seja o centro da nossa vida, o centro da vida de cada um”,  disse D. Armando Esteves Domingues na palavra de abertura que deixou aos participantes deste encontro, entre os quais estão representantes de 18 dioceses e os bispos, membros da Comissão Episcopal Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal e bispo de Vila Real, afirmou por seu lado, que o tema deste encontro de trabalho, que termina esta sexta-feira à tarde com uma celebração na Sé de Angra, “Eu creio, nós cremos: de Niceia ao hoje da catequese” traduz “a dinâmica da catequese”, fazendo com que “nos centremos naquilo que é essencial que é a transmissão da fé”.

“Pensemos na fé como uma atitude individual que depois se consolida sempre na comunidade e no coletivo: nós cremos”, disse o prelado.

O encontro que está centrado no Concílio de Niceia, celebrado há 700 anos, contará com três intervenções sobre este Concílio, o primeiro ecuménico na história da Igreja, que abordarão a perspetiva histórica, teológica e pastoral. A primeira intervenção é do cónego Adriano Borges sobre o tema “O Concílio de Niceia: Contexto histórico no Oriente e no Ocidente. Antecedentes e consequências”..

Amanhã, dia 2 de maio, o dia inicia-se com a conferência “Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo” (CCE 197): o dogma trinitário-cristológico-antropológico”, a cargo do padre Pedro Lima.

Ainda no decorrer da manhã o cónego Hélder Fonseca Mendes aprofunda o tema “A afirmação da Fé na catequese: do professado ao vivido”. Da parte da tarde os participantes, provenientes de todos os secretariados diocesanos, realizam trabalho em grupo sob o tema “A catequese como `laboratório» de diálogo´”.

 

“Que o Secretariado Nacional de Educação Cristã continue cada vez mais e melhor a congregar os catequistas e equipas diocesanas. Viemos para conhecer e cimentar a nossa fé para a podermos celebrar e transmitir” disse ainda o Diretor do Serviço Nacional da Educação Cristã, Fernando Moita.

O diretor do Serviço Diocesano da Catequese de Angra referiu que estes encontros são “uma oportunidade formativa” mas também um momento de “sedimentar laços” que são úteis para “reforçar a missão”.

O encontro dos dirigentes da catequese nacional termina com a celebração da Eucaristia, presidida por D. Armando Esteves Domingues, bispo de Angra, na Catedral.

Diocese de Angra acolhe Encontro Nacional de Catequese

Scroll to Top