A Ermida classificada recebe visitas às sextas-feiras

A Câmara Municipal de Lagoa vai proceder à abertura da Ermida de Nossa Senhora do Cabo, situada na rua Estrela D´Alva, em Santa Cruz, para visitas públicas, a partir do dia 27 de novembro, todas as sexta-feiras, entre às 9h00 e as 12h00.

Esta ermida, classificada como Imóvel de Interesse Público, foi edificada pelo padre João Alves da Cruz, em 1675.

A sua invocação a Nossa Senhora do Cabo deve-se à grande devoção que o fundador tinha à imagem da Virgem que se venera no Cabo Espichel, em Portugal Continental. É também invocada como Nossa Senhora da Estrela, em virtude da escolha do padroeiro para se fazer a sua festa no dia 2 de fevereiro. Essa foi, de resto, a razão pela qual foi escolhida como protetora da Banda Filarmónica Estrela d’Alva, que lhe consagrou um hino, refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

O frontispício, decorado por relevos inscritos na cantaria, (rombos ou pontas de diamante, pirâmides, palmitos e florões) é revestido com um painel de azulejos policromados do século XVII com motivos vegetalistas.

A ermida apresenta uma única nave revestida por um lambrim de azulejos com motivos geométricos e um altar revestido a talha dourada. Do lado sul tem agregado o corpo da sacristia, estruturado em dois pisos. No piso elevado foi rasgado uma tribuna que permitia assistir às liturgias de modo mais recatado.