Escola Bíblica recomeça em Angra centrada no Livro dos Atos dos Apóstolos

Escola Bíblica de Angra inicia novo ciclo centrado no Livro dos Atos dos Apóstolos

 

A Escola Bíblica de Angra, promovida pelo Serviço Diocesano da Palavra e Apostolado Bíblico, vai dedicar o Ano Pastoral 2025/2026 ao Livro dos Atos dos Apóstolos. As atividades começam esta terça-feira, 14 de outubro, no Centro Pastoral João Batista Machado, em Angra do Heroísmo, com transmissão também online através da plataforma Zoom.

Segundo o padre Teodoro Medeiros, diretor do Serviço Diocesano da Palavra e Apostolado Bíblico, o novo ciclo propõe-se a “redescobrir o nascimento da Igreja, onde, após a ascensão de Jesus, os discípulos procuram discernir a vontade de Deus e aplicar os ensinamentos do Mestre às novas circunstâncias”. O sacerdote lança ainda uma interrogação central à reflexão do ano: “Serão os discípulos os verdadeiros agentes da evangelização, ou será o próprio Espírito Santo?”.

Ao longo do ano, a Escola Bíblica vai oferecer leituras e explicações de textos selecionados dos Atos dos Apóstolos, com destaque para a reflexão sobre o batismo e a questão fundamental: “Cristão, que dizes de ti mesmo?”. Esta temática está em sintonia com o primeiro ano de um percurso de dez anos que culminará, em 2034, na celebração dos 500 anos da Diocese de Angra.

“A nossa reflexão deve ajudar-nos a redescobrir a experiência essencial da fé e a vivência dos primeiros cristãos, que continuam a iluminar o nosso caminho como seguidores de Jesus Cristo. É nos Atos dos Apóstolos que encontramos a fonte da fé da própria Igreja e a consciência da nossa missão cristã”, sublinha o padre Teodoro Medeiros.

“Este ano somos convidados a voltar ao primeiro encontro com Jesus e é isso que é o essencial, voltarmos à experiência primeira e o  livro em que se vê nascer a Igreja e o que é essencial, é o Livro dos Atos dos Apóstolos, onde vemos a forma como a própria Igreja se vê e se entende a si própria”, acrescenta o sacerdote.

A Escola Bíblica de Angra, criada em 2024, prevê oito encontros ao longo deste Ano Pastoral, com sessões mensais até junho de 2026, sempre às 20h00 locais (21h00 em Lisboa).

O novo Ano Pastoral, iniciado oficialmente a 5 de outubro, marca o primeiro ano de um triénio dedicado ao “anúncio”. Em 2025/2026, os fiéis são convidados a aprofundar a dimensão batismal da vida cristã, partindo da mesma pergunta que inspira a Escola Bíblica: “Cristão, que dizes de ti mesmo?”.

O Serviço da Palavra e Apostolado Bíblico foi criado em 2024 por decreto de D. Armando Esteves Domingues, bispo de Angra, com o objetivo de promover uma leitura teológica, humana e espiritual da Sagrada Escritura. “Esta estrutura quer favorecer o crescimento na compreensão e vivência da fé de todos os fiéis, uma vez que a Palavra de Deus é essencial na liturgia, na catequese e na oração pessoal e comunitária”, lê-se no documento publicado a 14 de setembro de 2024, festa da Exaltação da Santa Cruz.

Scroll to Top