Serão desenvolvidas 9 ações de formação destinadas aos membros do conselho pastoral de ouvidoria, leitores, catequistas e agentes da pastoral social

A Escola de Formação Cristã da ouvidoria de Ponta Delgada arranca no próximo dia 25 de setembro, no Centro Pastoral Pio XII, onde se realizará também, o Conselho Pastoral de Ouvidoria. De resto, a proposta do Instituto Católico de Cultura às ouvidorias é fazer coincidir as reuniões dos Conselhos Pastorais Paroquiais com a promoção de uma reflexão em torno do tema proposto ao Conselho Pastoral.

No caso de Ponta Delgada, além dos três encontros, são propostas mais três acções de formação para os leitores realizadas uma em cada Zona Pastoral da ouvidoria de Ponta Delgada. Aos sacerdotes é proposto que, mensalmente , sejam desenvolvidos os oito temas da formação permanente preparados pelo Seminário de Angra.

Em toda a Ouvidoria serão ainda desenvolvidas algumas ações de formação e sensibilização para leitores (outubro, janeiro e abril de 2019);  catequistas (outubro), uma ação de formação para agentes de pastoral social (novembro) e colóquios sobre comunicação, religiosidade popular, e Espirito Santo, aproveitando algumas sinergias com os serviços diocesanos de pastoral.

A Escola Cristã de Ouvidoria visa  aprofundar as razões da fé e da esperança hoje. Tem em vista preparar os cristãos para serem missionários nos dias e na sociedade de hoje.

As escolas destinam-se a “todo o povo de Deus”, em especial aos Conselhos Pastorais Paroquiais, ao Conselho de Ouvidoria, aos Agentes de Pastoral (Padres , Religiosos e Leigos) e a todos os Movimentos e Obras de Apostolado.