Festa de Nossa Senhora das Candeias regressa domingo à freguesia de Santo Espírito em Santa Maria

Foto Igreja Açores

A uma semana desta festa tradicional, populares já fazem as candeias em cera

A festa de Nossa Senhora das Candeias vai ser celebrada no próximo domingo em Santa Maria, na freguesia do Santo Espírito onde já este fim de semana se começaram a fazer as tradicionais candeias de cera. A missa na paróquia de Nossa Senhora da Purificação será celebrada às 12h30 e presidida pelo ouvidor eclesiástico da ilha, padre Rui Silva.

Num ano em que todas as atenções estão viradas para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, que se realizam entre 1 e 6 de agosto, cujo tema é “Maria levantou-se e partiu apressadamente” retomando uma passagem do Evangelho de Lucas no momento da anunciação do anjo, quando Maria, sabendo que estava grávida, partiu para junto de Isabel, sua prima, também ela grávida, a ideia da missão está subjacente à maioria das festas que evocam Maria. Nesta, em particular, “Maria, revela-se como Aquela que transporta a Luz para nos iluminar até Jesus Cristo que é o caminho, a verdade e a vida” refere o padre Rui Silva em declarações ao sítio Igreja Açores.

“Cada candeia é uma chama de esperança, de uma prece e de um agradecimento” lembra o sacerdote, sublinhando que “a luz é aquele clarão que nos leva e guia até Deus, que nos cativa e acolhe o nosso coração no desejo de querer estar com Deus e depositar Nele toda a nossa existência, num `seja o que Deus quiser´”. E, conclui: “Cada candeia é o reacender em nós o dom maravilhoso da fé, num coração desperto e aberto às novidades e surpresas de Deus na nossa vida”.

Embora o dia litúrgico de Nossa Senhora das Candeias seja o dia 2 de fevereiro, nesta freguesia mariense a festa sairá à rua no domingo seguinte. Além da Eucaristia haverá ainda momentos de convívio.

A festa em honra de Nossa Senhora das candeias tem alguma projecção na diocese de Angra, em várias paróquias.

Na Lagoa, na ilha de São Miguel, a festa em honra de Nossa Senhora das Candeias, a festa é celebrada na Ermida de Nossa Senhora do Cabo, seguida de bênção e procissão das candeias entre esta ermida e a Igreja Matriz de Santa Cruz.

No Pico, a paróquia da Candelária, já começou a festa em honra de Nossa Senhora das Candeias com o novenário no qual estão a participar os movimentos da paróquia, zonas e a congregação religiosa residente, que animam as eucaristias celebradas por quase todos os sacerdotes da ilha. Amanhã, dia 1, será a festa da dedicação da Igreja, às 19h00, com a celebração da Eucaristia e às 20h30 XV Cantata a Nossa Senhora. No dia 2, depois da celebração da Eucaristia solene da festa da Apresentação do Senhor realiza-se a procissão. No Pico é a única festa religiosa existente no inverno no Concelho de Madalena, a que pertence a freguesia de Candelária. Nas Bandeiras, também na ilha do Pico, assinala-se o 305 aniversário do voto a Nossa Senhora dos Milagres, com a Missa seguida de arrematações.

Esta festa repete-se todos os anos, a 2 de Fevereiro, desde 1718, altura em que esta zona da ilha foi abalada por uma erupção vulcânica, entre estas duas freguesias, que veio a formar o actual “Mistério de Santa Luzia”. Nessa data, o povo prometeu que “enquanto o mundo fosse mundo”, em cada 2 de Fevereiro, rumariam em acção de graças à Ermida de Nossa Senhora dos Milagres, que entre as duas povoações resistiu à fúria dos rios de lava que transbordaram até ao mar.

‘Candeia’ e ‘Candelária’, palavras que significam ‘vela’ ou ‘círio’, são termos derivados do latim ‘candere’ (‘arder’).

Na festa da Apresentação do Senhor [Jesus], também conhecida como festa da Candelária, que a Igreja Católica assinala a 2 de fevereiro, a liturgia prevê a possibilidade de as missas começarem com uma procissão de velas acesas.

O rito deriva da principal leitura bíblica proclamada na celebração, quando um homem idoso chamado Simeão se referiu a Jesus, que estava a ser ritualmente apresentado no templo de Jerusalém, como “luz para iluminar as nações”.

Foto: Igreja Açores
Foto: Igreja Açores

 

Foto: Igreja Açores
Scroll to Top