10 dias de festividades que integram a Semana dos Baleeiros

O concelho das Lajes, na ilha do Pico, começou a viver entre ontem  a festa em honra da sua padroeira, Nossa Senhora de Lourdes, que se celebra há 135 anos e que este ano será pregada pelo Pe. Jacob Vasconcelos, natural das Flores e ordenado há um ano.

Esta festa, à qual as autoridades civis acrescentaram um conjunto de atividades culturais e desportivas, a que chamaram Semana dos Baleeiros, transformando estas festas nas maiores festas de verão da ilha do Pico, começa com a mudança da Imagem de Nossa  Senhora de Lourdes da sua capela para o trono na nave central da Igreja Matriz.

Ontem iniciou-se a novena preparatória da festa que termina no dia 25 com uma missa às 10h30 da manhã. A pregação do Pe. Jacob Vasconcelos será feita a partir do evangelho do dia.

Os dias grandes da festa serão no fim de semana. No sábado, às 11h30, realiza-se a procissão desde a igreja até ao Caneiro, com a procissão marítima.

No domingo a festa prossegue com a missa da Bênção dos doentes, ás 11h00; as 16h00 terá lugar a Missa solene concelebrada por grande parte do clero da ilha e outros sacerdotes convidados, seguindo-se a procissão pelas principais ruas com o já tradicional sermão junto do Porto sobre um bote baleeiro, que será feito pelo Pe. Jacob Vasconcelos.

A par do programa religioso haverá um conjunto de atividades culturais e recreativas associadas à Semana dos Baleleiros, uma das festas de verão mais emblemáticas dos Açores.

A Festa de Nossa Senhora de Lourdes é a mais importante do concelho das Lajes, do ponto de vista religioso, e uma das mais antigas dos Açores. termina no dia 27.