Iniciativa é uma das mais emblemáticas da cidade faialense

Realiza-se este domingo, dia 7 de janeiro, na Solenidade da Epifania do Senhor, a festa do titular da Matriz da Horta, Santíssimo Salvador. As celebrações iniciam-se às 18h00 com a Missa Solene, animada pelo grupo coral litúrgico, e participada pelas diferentes confrarias. Uma hora depois terá lugar a Cantata ao Santíssimo Salvador pelo Rancho-Tuna do Salão.

A Festa do Santíssimo Salvador é uma das mais emblemáticas da cidade da Horta, na ilha do Faial, e este ano será pregada pelo novo vigário paroquial da Igreja Matriz, o recém ordenado padre Nelson Pereira.

“É uma grande alegria mas também uma enorme responsabilidade pregar esta festa tão importante para a comunidade faialense” disse ao Igreja Açores o sacerdote.

A festa esteve interrompida durante quase um século pois este orago remete para a festa da transfiguração do Senhor, que a igreja celebra a 6 de agosto. Dada a proximidade geográfica entre o Faial e o Pico, e ao facto de na ilha montanha se celebrar o Senhor Bom Jesus do Pico neste contexto litúrgico, entendeu-se suspender a festa na Horta para que os fieis pudessem acorrer em maior número ao Santuário diocesano da ilha vizinha. A festa do Santíssimo Salvador só foi retomada em 2005 com o então responsável pela igreja Matriz da Horta, Monsenhor António Manuel Saldanha.

Desde então todos os anos se celebra o padroeiro da Matriz da Horta.

“As pessoas aderiram bem à opção tomada e esta festa acaba por ter um significado e uma beleza maiores pois integra-se nas festas de Natal e, com a Epifania do Senhor, recebe o contributo dos ranchos de Natal o que é muito interessante também” refere o atual pároco da Matriz, Pe Marco Luciano Carvalho.

A festa realiza-se amanhã e a cantata a ela associada e aberta ao público em geral.