Festa do Santissimo Salvador encerra comemorações dos 500 anos da Matriz da Horta

Iniciativa da paróquia realiza-se este domingo

O Bispo de Angra vai presidir ao encerramento das comemorações dos 500 anos da Matriz da Horta, que é neste momento a maior paróquia da ilha do Faial, com cerca de 2700 habitantes.

D. António de Sousa Braga presidirá à Missa de Ação de Graças, que se realiza no dia 4 de janeiro, ás 18h00, e que será animada pelo Coro litúrgico da Matriz, acompanhado de um grupo de metais. O Evangelho será encenado pelos acólitos da Matriz.

Nesta festa em que se celebra o Santíssimo Salvador, titular desta igreja Matriz, que agora está instalada num convento jesuíta, assinala-se também a solenidade litúrgica da Epifania.

Na festa da Epifania, conhecida popularmente como dia de Reis (6 de janeiro), a igreja recorda a manifestação de Jesus à humanidade no rosto dum Menino.

A Epifania, palavra de origem grega que significa ‘brilho’ ou ‘manifestação’, é uma das festas litúrgicas mais antigas (séc. IV), e é celebrada tanto no Oriente como no Ocidente.

Às 20h30 realiza-se um concerto pelo Coral de Santa Catarina com a Filarmónica Nova Artista Flamenguense, que assim encerra, também, o ciclo das comemorações dos 200 anos do órgão de tubos da Matriz.

Scroll to Top