Festa do Senhor Santo Cristo dos Terceiros

Procissão saiu ontem à rua na Ribeira Grande.

Realizou-se este domingo a tradicional festa em honra do Senhor Santo Cristo dos Terceiros, organizada pela Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, com a saída da procissão pela principais ruas da cidade nortenha da ilha de São Miguel, depois da celebração da Eucaristia, na Igreja de Nossa Senhora da Guadalupe (também conhecida como a Igreja dos Frades).

 

As solenidades de carácter penitencial, únicas na ilha, realizam-se sempre no primeiro domingo da Quaresma e este ano foram presididas pelo Vigário Episcopal, Pe Cipriano Pacheco.

Procissão do Senhor Santo Cristo dos Terceiros

De longa tradição neste concelho, devido à forte presença da Ordem Terceira de São Francisco, estas solenidades são promovidas pela Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, com o apoio logístico de várias entidades, entre elas a Câmara Municipal.

 

Além da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Terceiros, que reza a história terá chegado numa embarcação ao Porto de Santa Iria e levado em procissão até à igreja dos Frades Franciscanos, saem à rua outras imagens de Santos Penitentes como Santa Isabel, Rainha de Portugal, Santa Margarida de Cortona [italiana], São Roque, Santo Ivo [advogado] e outras imagens a representar momentos da vida de São Francisco.

 

Estas imagens, no passado eram vestidas por irmãos da Ordem Terceira que zelavam por uma determinada imagem, que era vestida a rigor para o momento da procissão penitencial.

 

A imagem de São Francisco entre os espinhos esteve cem anos sem sair em Procissão, até que, em 1987, o Padre Edmundo Pacheco, 70 anos, natural da Conceição, como assistente da Ordem Terceira na Ribeira Grande, decidiu que a referida imagem tornasse a sair, o que se tem vindo a verificar.

 

Todas as imagens do Cortejo são pertença da Ordem Secular Franciscana da Ribeira Grande, cidade que acolhe o único museu do Franciscanismo nos Açores.

Scroll to Top