A padroeira do Faial vai ser homenageada este fim de semana, coincidindo com a celebração Jubilar dos 65 anos de Ordenação Sacerdotal de Mons. Júlio da Rosa.

As festividades em honra de Nossa Senhora das Angústias, na Horta, ilha do Faial, que começaram no passado dia 25 de maio, com terço meditado, missa com vésperas, pregação e exposição do Santíssimo, vão ter como ponto alto no domingo, dia 1 de junho, aMissa Solene, às 11h00, e a concelebração jubilar dos 65 anos de Ordenação Sacerdotal de Mons. Júlio da Rosa, seguida de procissão, informa uma nota da Paróquia das Angústias a que o Portal da Diocese teve acesso.

 

Esta festa realiza-se todos os anos, sendo considerada a maior festa religiosa da ilha do Faial.

 

Data da época do povoamento este culto à Nossa Senhora das Angústias, cuja primitiva ermida em honra da Nossa Senhora foi mandada construir por D. Brites de Macedo, que ali colocou a imagem de Nossa Senhora das Angústias, trazida da Flandres.

 

As festividades são celebradas com uma procissão e os tradicionais festejos populares, animando a cidade da Horta a cada sexto domingo depois da Páscoa.

 

A nível cultural destacam-se as participações das filarmónicas Artista Faialense, União Faialense e Unânime Praiense, bem como a atuação dos grupos folclóricos dos Flamengos e do Salão, atuação do Grupo de Cantares Ilha Azul e Chamarritas.

 

Participa também na animação cultural, o conjunto “Os Severinos”, da ilha de São Jorge.

 

No que respeita ao programa desportivo, sempre intimamente associado a estas festividades e organizado em colaboração com o Clube Naval da Horta, destaque para as regatas de botes baleeiros “Senhora das Angústias”.

 

As festas encerram no domingo.