Iniciativa do Serviço da Pastoral Juvenil e Vocacional da ilha azul conta com a participação das Irmãs Doroteias e do Movimento Católico Oásis

De hoje até ao próximo dia 30 de Agosto mais de uma centena de Jovens vai reunir-se na freguesia dos Cedros, ilha do Faial, para viver o espírito cristão em tempo de férias e de praia, informa uma nota do Serviço da Pastoral Juvenil e Vocacional da ouvidoria enviada ao Sítio Igreja Açores.

A iniciativa conta com a colaboração das Irmãs Doroteias, residentes na Salga, na ilha de São Miguel que partiram ontem, com 23 jovens das freguesias da Salga, Fenais da Ajuda, Lomba de São Pedro e o Lugar da Lomba da Maia, rumo à ilha do Faial para desenvolver várias atividades no âmbito de mais uma original iniciativa “MEXE-TE! Reavive o Dom de Deus que há em ti”.

Esta atividade, que será desenvolvida entre os dias 21 e 23 de agosto, vai proporcionar uma “vivência espiritual aos jovens” tendo por base “um sentido de partilha de experiências” que os leve a ter “um maior conhecimento de si e dos outros em interação com a realidade das outras ilhas; a despertar nos jovens a capacidade de partilhar o que se é e o que se tem e  a conhecer a riqueza das nossas ilhas para as valorizar como dom da criação” refere a nota assinada pelo Pe Bruno Rodrigues, o responsável pela Pastoral juvenil na ilha e anfitrião desta iniciativa.

Do programa deste encontro destacam-se passeios, trabalhos de grupo, mostra de talentos, caminhada espiritual, espaços de oração e convívio e de interação com a comunidade local.

Depois, de 24 a 30 de Agosto decorrem os cursos de espiritualidade, promovidos pelo Movimento Oásis e que terão a colaboração do Pe. Sérgio Leal e da Antónia Moreira, membros do Movimento e que se deslocam da Diocese do Porto para esta finalidade.

O primeiro curso realiza-se nos dias 24, 25 e 26 de Agosto e destina-se a jovens dos 13 aos 16 anos e o segundo curso nos dias 28, 29 e 30 de Agosto para jovens dos 16 aos 26 anos de idade.

As temáticas exploradas giram à volta do projecto de vida cristão, para além de espaços de convívio e oração. Nas Eucaristias de encerramento dos cursos são convidados a participar os pais, outros familiares e jovens, refere ainda a nota do Serviço da Pastoral Juvenil e Vocacional da ilha do Faial..