Maior iniciativa de música de inspiração cristã em Portugal vai decorrer entre 31 de julho e 2 de agosto

A organização do Festival Jota 2015, maior iniciativa de música cristã em Portugal, anunciou hoje que o cartaz do evento está “fechado”, incluindo as presenças portuguesas da anfitriã ‘Banda Jota’, a banda Yeshua e os Godstones.

A oitava edição da iniciativa acontece este ano em Faro, na Diocese do Algarve, de 31 de julho a 2 de agosto.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os promotores do festival de verão adiantam a presença dos Maresia, ligados ao Corpo Nacional de Escutas, e de Claudine Pinheiro, que pretende apresentar um novo álbum, “ambos em concerto intimista.

A banda Graal vai fazer o pré-lançamento do seu primeiro álbum e os Xpression Cross sublinham a “vertente ecuménica” do festival.

Do estrangeiro estarão presentes os Nico Montero, “um dos nomes espanhóis mais sonantes da atualidade”, bem como a banda Crossbeam, de Inglaterra, e os italianos The Sun.

Completam este elenco o DJ Zoon, oriundo do Algarve, e o grupo que chegou à fase final na edição portuguesa do Got Talent, os ‘Jovem Levanta-te’.

O festival tem ainda previsto um espaço dedicado a bandas e artistas amadores, ‘O Teu palco’.

Além dos concertos, a iniciativa prevê espaços de oração, reflexão, workshops, atividades radicais, visitas guiadas, animação e aventura, em regime de acampamento.

Segundo a organização, o festival que nasceu em 2007, como uma iniciativa do Secretariado da Pastoral Juvenil da Guarda, “tem sido um espaço importante para a evangelização juvenil, tendo contribuído, igualmente, para que que a música de inspiração cristã ganhe um novo vigor”.

O padre Jorge Castela, diretor artístico do Festival Jota, disse à Agência ECCLESIA que acredita ser possível “dar saltos maiores” neste campo, sublinhando que esta iniciativa de verão “já é uma marca”.

“O objetivo é que a arte seja para evangelizar, nos faça aproximar de Deus”, sustenta.

O responsável tem a expectativa de que o festival “cresça”, até para assegurar a sustentabilidade financeira, desejando que a Igreja, no seu todo, potencie mais a música de inspiração cristã.

Para adquirir os bilhetes é necessária inscrição e o Prazo termina a 10 de julho, data a partir da qual o preço acresce 5 euros.

Podem ser feitas inscrições individuais ou de grupo, através do site do Festival Jota.

CR/Ecclesia