Francisco alerta para «contágio» das tentações

Papa diz que apenas se resiste ao mal «quando se ouve a Palavra de Deus».

O Papa Francisco alertou hoje no Vaticano para o perigo de um “contágio” das tentações e friou que a única maneira de lhes resistir é ouvir a “a Palavra de Deus”.

 

“É curioso, a tentação tem três caraterísticas: cresce, contagia e justifica-se. Cresce, começa com um ar tranquilo e cresce, o próprio Jesus dizia isto, quando falou da parábola do trigo e do joio: o grão crescia, mas também o joio semeado pelo inimigo. E a tentação cresce, cresce, cresce e se não a travarmos, ocupa tudo”, advertiu, na homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

 

Francisco acrescentou que a tentação procura “um outro para ter companhia, contagia”, o que leva as pessoas a “fechar-se num ambiente do qual não se consegue sair com facilidade”.

 

“De onde vem a tentação, como atua dentro de nós? O apóstolo diz-nos que não vem de Deus, mas das nossas paixões, da nossa fraqueza interior, das feridas que o pecado original deixou em nós”, acrescentou.

 

Segundo o Papa, quem cede à tentação não ouve a Palavra de Deus, porque fica sem “qualquer horizonte” e acaba no pecado.

 

“Peçamos ao Senhor que nos diga sempre, como fez com os discípulos, com a sua paciência, quando estivermos na tentação: ‘Para, fica tranquilo. Lembra-te do que fiz contigo naquele momento, naquele tempo, lembra-te. Levanta os olhos, vê o horizonte, não feches, não te feches, seguem em frente’. E esta palavra nos salvará de cair em pecado no momento da tentação”, concluiu.

Scroll to Top