Paróquia do Santíssimo Salvador do Mundo organiza festas em hora do padroeiro

A paróquia da Ribeirinha, na ilha de São Miguel, está a viver até ao próximo dia 11 de agosto a festas do Santíssimo Salvador do Mundo, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores esta quarta feira.

O tríduo preparatório, que está a ser pregado pelos três irmãos sacerdotes, naturais da Ribeirinha- Cónego Adriano Borges e Padres José e Paulo Borges, começou ontem e estende-se até quinta feira.

As solenidades em honra do Santíssimo Salvador do Mundo decorrem no fim de semana e serão presididas pelo ecónomo da diocese de Angra, o Cónego Adriano Borges, que é um dos 12 sacerdotes homenageados pela paróquia esta quarta feira.

Além do tríduo as festas contam ainda com três procissões- na quinta feira, a procissão de Santo Antão; no sábado a procissão da Transfiguração e no domingo a procissão solene.

Serão celebradas quatro missas- uma no sábado que assinala o aniversário da dedicação da Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo; a missa solene de festa, no domingo; a missa de ação de graças pelos emigrantes na segunda feira e a missa de Santa Cecília na terça. Esta eucaristia será presidida pelo Pe João Cabral, natural da Ribeirinha, que exerce o seu ministério no Canadá e, nesse, dia, assinala o 30º aniversário da sua missa nova, que decorreu nesta mesma igreja.

Além do programa religioso há um vasto leque de opções culturais entre concertos, música popular açoriana, cantigas ao desafio e folclore.

Destaque-se ainda no dia principal da festa o concerto da Orquestra Ligeira da Ribeira Grande e atuação dos grupos folclóricos do Canadá e de Taiwan que irão atuar quinta feira no coreto da freguesia.