Executivo visitou hoje a igreja depois do incêndio

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, garantiu hoje apoio do executivo na recuperação da Igreja Paroquial do Capelo, na ilha do Faial, atingida por um incêndio no início deste mês.
“Ficou já acertado o apoio para o projeto de arquitetura para a recuperação da igreja e para os trabalhos de restauro”, declarou o governante, citado em nota de imprensa enviada pelo seu gabinete.
Vasco Cordeiro visitou hoje à tarde a igreja em causa, tendo sido acompanhado pelo pároco do Capelo, padre Fábio Carvalho, pelo ouvidor eclesiástico do Faial, padre Marco Luciano, pela presidente da junta de freguesia local, Ana Oliveira, pelo vice-presidente da Câmara da Horta, Luís Botelho, e pelo secretário regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses.
Uma vez elaborado o projeto de arquitetura, sublinhou o chefe do executivo açoriano, será possível ter uma ideia mais concreta dos custos da obra de recuperação da igreja.
“Entre o Governo dos Açores, a Câmara Municipal da Horta, que já manifestou essa disponibilidade, e a própria comunidade do Capelo, julgo que será possível rapidamente ter este processo em andamento”, prosseguiu Vasco Cordeiro.
O incêndio naquela igreja da freguesia do Capelo, na Horta, deflagrou às 20:15 locais (21:15 em Lisboa) de 04 de janeiro.
Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores referiu que, dos três bombeiros feridos sem gravidade no combate às chamas, um “necessitou de uma intervenção cirúrgica devido a uma fratura num pé”.
Segundo a entidade, no combate ao incêndio foram mobilizados cerca de 20 bombeiros e seis viaturas da corporação da Horta.
A origem do fogo está ainda por apurar.
(Com Lusa)