Presidente da Comissão Episcopal dos Bens Culturais, Cultura e Comunicações Sociais fala do tema de comunicação e “fake news”

O presidente da Comissão Episcopal dos Bens Culturais, Cultura e Comunicações Sociais, D. João Lavrador, bispo de Angra, aponta um “défice na procura da verdade”, tema que marca o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018.

“Estamos numa época histórica onde há défice da procura de verdade, os especialistas dizem que é uma época de opinião e comunicação, mas de pouca formação em que a opinião substitui a verdade”, disse à Agência ECCLESIA.

Em comentário à mensagem do Papa Francisco para este Dia Mundial das Comunicações Sociais a assinalar este domingo, D. João Lavrador referiu a importância deste dia e a necessidade de orientação na comunicação social.

“Este é um dia de alerta e compromisso, reconhecer a importância da comunicação social em formar a opinião publica e agora tem de haver uma atenção privilegiada perante o valor grande das redes sociais, e as pessoas que estão na comunicação. No contexto da mensagem a comunicação social pode ter os seus desvios e precisa de ser reorientada, para isso é preciso o contributo de todos, todos estamos envolvidos”, defende o bispo de Angra.

Segundo o prelado trata-se ainda de “um dia para refletir sobre a importância da comunicação social” e reconhecer o papel que cada um desempenha não só em receber notícias mas também em contexto da comunicação.

“Temos de valorizar o que deve ser a comunicação social ao serviço da justiça, paz e bem, e ser a voz dos que não têm voz”, aponta.

O bispo de Angra chamou ainda a atenção para as “fake news” que prejudicam a verdadeira comunicação.

“Há um grande poder para comunicar em nome próprio, como nas redes sociais, com o seu valor extraordinário, mas tem o seu perigo. Quem não está bem-educado para o caminho da verdade, pode correr o perigo de, através da sua comunicação, colocar os seus próprios interesses, encobrir-se na falsidade e prejudicar a verdadeira comunicação”, conclui.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais celebra-se este domingo. Os donativos recolhidos nas Missas dominicais revertem e favor dos projetos do Secretariado Nacional das Comunicações e dos vários Secretariados Diocesanos do setor.