Comunidade picoense estará em festa entre 17 e 19 de julho A Igreja de Santa Bárbara das Ribeiras, no concelho das Lajes do Pico, celebra no próximo dia 18 de julho 50 anos, apurou o Sítio Igreja Açores junto do seu pároco, Pe João Bettencourt das Neves. O templo está neste momento a sofrer obras de restauro, nomeadamente ao nível do altar mor que está a ser construído em São Miguel, tal como os nichos onde será colocada a estatuária da igreja.

As obras que são suportadas por fundos paroquiais e contam ainda com a ajuda financeira da Câmara Municipal das Lajes do Pico e o apoio logístico da Junta de Freguesia, estendem-se igualmente ao polimento do chão e pinturas interiores e exteriores do edifício.

A Igreja original de Santa Bárbara, dado o seu tamanho reduzido, sofreu uma grande alteração, tendo sido demolida. No mesmo local foi construída a nova Igreja, com maiores dimensões e capacidade, em 1962.

Também, no mesmo ano, foi demolido e construído no mesmo local a residência paroquial. O responsável por estas obras foi o Padre Guilherme Pimentel. A inauguração da Igreja de Santa Bárbara foi a 18 de Julho de 1965.