Igreja deve muito aos religiosos consagrados

Papa elogia trabalho dos consagrados na difusão da fé cristã. Dia do Consagrado celebra-se no domingo.

A Semana do Consagrado, que está prestes a terminar no próximo domingo, este ano foi dedicada ao tema “Transformados na alegria do Evangelho”, propondo  uma “nova” caminhada eclesial, na sequência dos sucessivos apelos do Papa Francisco.

 

A iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa,  foi assinalada na Diocese de Angra e em todas as paróquias dos Açores, bem como nas comunidades cristãs e religiosas do arquipélago  e constituiu “uma oportunidade para manifestarmos a nossa gratidão como Igreja às comunidades de vida consagrada presentes e operantes nos Açores”, diz uma nota do Vigário Geral da Diocese de Angra, enviada a todos os sacerdotes da Região a que o Portal da Diocese tece acesso.

 

O Moderador da Cúria sublinha que o Papa Francisco elegeu o ano de 2015 como o ano dedicado à vida consagrada e lamenta “profundamente” que todos os anos encerre uma casa religiosa na Diocese de Angra.

Os Consagrados são, na Igreja, aqueles que receberam a vocação de testemunhar com a totalidade da sua pessoa esta nova realidade, por meio de uma configuração perfeita com Jesus Cristo, expressa na vivência dos conselhos evangélicos da pobreza, da castidade e da obediência.

 

Na mensagem enviada a todas as dioceses portuguesas, o Presidente da Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios, D. Virgilio Antunes, sublinha que os consagrados “têm sido uma força viva da Igreja”.

 

“Se nos deixássemos imbuir por este espírito de dedicação, de entrega como os consagrados penso que mudaria a Igreja e mudaria a sociedade”, sublinha o Bispo

 

Na opinião de D. Virgílio Antunes, os consagrados “têm sabido estar nos lugares onde mais ninguém quer estar e até onde mais ninguém pode estar porque há uma dedicação, um espírito de serviço, uma atitude de entrega que faz deles uma força ímpar dentro da Igreja”.

 

“Não são uma força de poder no sentido habitual mas são uma força e um poder espiritual e de serviço que penso que são um modelo para muitas outras entidades e instituições tanto da sociedade, como da própria Igreja”, conclui D. Virgilio Antunes.

 

O Dia do Consagrado coincide anualmente com a festa litúrgica da Apresentação do Senhor, a 2 de fevereiro, quando se evoca o momento em que Jesus, com poucos dias, foi simbolicamente oferecido a Deus no templo de Jerusalém, de acordo com as prescrições judaicas e é o culminar de uma semana dedicada ao Consagrado em todas as dioceses do país.

Na Diocese de Angra, o Dia do Consagrado será assinalado, com especial destaque na celebração domincal em Santa Clara, em Ponta Delgada, com a presença de D. António de Sousa Braga.

Scroll to Top