Igreja Nova de São Carlos assinala 20 anos

Elevação a curato adiada para o próximo Conselho Presbiteral de abril.

A Igreja Nova de São Carlos, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, comemora hoje 20 anos depois da reconstrução da ermida e, por isso, a comunidade está em festa, que vai ser assinalada com uma Eucaristia às 19h00, para a qual foram especialmente convidados os membros da comissão que organizou e liderou o processo de construção da Igreja Nova.

 

O lugar de São Carlos continua integrado na paróquia de São Pedro, depois de ver uma vez mais adiada a elevação a curato, uma velha aspiração da sua comunidade residente, que já constitui cerca de metade da paróquia de São Pedro.

 

De resto, o lugar de São Carlos “reúne todas as condições legais para ser elevado a curato” e assim autonomizar-se da paróquia de São Pedro, como reconheceu ao Portal da Diocese o vigário para o lugar de São Carlos, Pe Adriano Borges.

 

Por isso, adianta o responsável, “julgo que no próximo Conselho presbiteral a situação ficará resolvida e no verão poderemos ter um novo curato”.

 

Em termos de direito canónico para que um lugar seja elevado a “quase paróquia” (curato) tem que possuir, entre outros, estabilidade de culto, movimentos organizados independentes da paróquia mãe, uma comissão fabriqueira (embora sem personalidade fiscal própria) e uma vivência própria independente.

“De fato, já possuímos isso tudo e, por isso, acredito que no verão o lugar de São Carlos irá ser elevado a curato”, disse ao Portal da Diocese o Vigário para o lugar de São Carlos.

 

A separação do lugar de São Carlos da paróquia de São Pedro em termos diocesanos não é a única pretensão dos seus habitantes. Há muito que existe um movimento organizado a reivindicar a criação da freguesia de São Carlos, justamente com o argumento populacional. O número de residentes na zona geográfica de São Carlos já é mais de metade do número de residentes na freguesia de São Pedro, em Angra.

Na Diocese de Angra existem 20 curatos: seis em São Miguel, cinco em São Jorge, quatro na ilha do Pico, três na Graciosa e dois na ilha Terceira.

Recentemente, num processo célere, a Diocese ganhou mais uma paróquia em Ponta Delgada. Foi criada a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima na zona do Lajedo que se desvinculou da paróquia de São Jose.

Scroll to Top