Iniciativa resulta da compilação das intervenções de colóquio feito em parceria com Universidades dos Açores e Coimbra

O Instituto Histórico da Ilha Terceira, em parceria com a Universidade dos Açores, com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 da Universidade de Coimbra e com as edições Almedina, vai lançar o livro “Cristianismo e Europa”, no próximo dia 23 de Junho, pelas 17h00 horas.

A apresentação do novo livro das edições Almedina estará a cargo do Cónego João Maria Mendes, Presidente do Instituto Histórico da Ilha Terceira, contando com a presença do Professor universitário Carlos Amaral, coordenador desta edição.

Este livro é o resultado das diversas comunicações apresentadas no Colóquio “Cristianismo e Europa”, realizado no campus de Angra da Universidade dos Açores e promovido pelo Centro de Informação Europe Direct e pela Cátedra Jean Monnet, da Academia açoriana, de que é titular o Carlos Amaral.

O livro conta com seis intervenções- A Pessoa humana na Carta dos Direitos Fundamentais de Acílio Rocha, Professor Catedrático da Universidade do Minho; Cristianismo e Europa, por  D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra; Crise atual da consciência europeia, de António Teixeira Fernandes, Professor Catedrático jubilado da Universidade do Porto; Cristianismo e Identidade Europeia, de Carlos Amaral; Crise da razão e Declínio da religião- a debilidade do Cristianismo, de José Luís Brandão da Luz, Professor Catedrático jubilado da Universidade dos Açores e Do Espírito à Espiritualidade, de Michel Marie Renaud, Professor Catedrático jubilado da Universidade Nova de Lisboa e Professor Catedrático convidado da Universidade Católica Portuguesa.

A iniciativa decorrerá na sede do Instituto Histórico da ilha terceira, em Angra do Heroísmo.