Secretário da Comissão Episcopal para a mobilidade humana, Pe José Pereira de Almeida, é o convidado

Realizam-se esta sexta feira, pelas 20h30, as III Jornadas de Primavera 2015, organizadas pelo Serviço Diocesano da Pastoral Social,  que contarão com a presença do Secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, Pe. José Manuel Pereira de Almeida, sobre “Saúde, Família e Ação Social de Proximidade”.

Este evento terá lugar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e resulta de uma parceria com o Serviço Diocesano para a Pastoral Familiar. A sessão de abertura será presidida pelo Vigário Episcopal da Ilha de S. Miguel, Pe. Cipriano Pacheco.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelos organizadores, trata-se de um evento que pretende “refletir” sobre os problemas sociais e financeiros que têm afetado o país e a região em particular, na sequência da crise financeira dos últimos anos, procurando “identificar estratégias para sairmos rapidamente desta situação”.

Estas jornadas bianuais- na primavera e no outono-  começaram em maio de 2013 com o tema “A Crise Atual: Contributos da Igreja para um Outro Desenvolvimento Social e Económico”, contando com a presença de Manuel Brandão Alves, Isabel Allegro de Magalhães, João Menezes, Rogério Roque Amaro e José Francisco Portela. Seguiram-se as I Jornadas de Outono com o tema “Novas Estratégias Para a Prevenção e Erradicação da Pobreza – À Luz da Doutrina Social da Igreja”, onde foram oradores principais Alfredo Bruto da Costa e José Manuel Pureza.

As II Jornadas de Primavera de 2014 tiveram como temática  “O Estado Social e a sua relação com a Doutrina Social da Igreja” contando com a presença do Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e em Outubro de 2014 realizaram-se as II Jornadas de Outono tendo como convidado o Professor Doutor Bagão Félix sob a temática “ O Papel do Estado à luz da Doutrina Social da Igreja: para a Igualdade”.

As III jornadas de Primavera têm lugar a 10 de abril e vão discutir questões ligadas à saúde, à família e á ação social tendo como orador o Pe José Manuel Pereira de Almeida.

O Padre José Manuel Pereira de Almeida é natural de Lisboa, onde é pároco na paróquia de Santa Isabel e Vigário da Vigaria III (Lisboa Ocidental) desde 2001. É Assistente Eclesiástico da Comissão Nacional Justiça e Paz desde 2002 e Secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social desde 2005 , sendo igualmente, Assistente Religioso da Cáritas Portuguesa desde 2009.

Médico especialista de Anatomia Patológica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, é Doutorado em Teologia, pela Universidade Gregoriana, Roma e Membro da Comissão de ética para a Investigação Clínica (CEIC) desde a sua criação em 2005. É professor da Universidade Católica Portuguesa, nas disciplinas de Teologia Moral Social e Doutrina Social da Igreja.

O encontro de amanhã é aberto ao público em geral.