“Com Maria servimos Jesus” é o mote deste encontro dos acólitos açorianos

A V Peregrinação Diocesana dos Acólitos, promovida pelo Serviço Diocesano de Liturgia, vai ter lugar na ilha das Flores entre 29 de junho e 1 de julho.

Esta V Peregrinação Diocesana dos Acólitos terá como tema “Como Maria, servimos Jesus” e contará uma vez mais com a presença do Director do Serviço Nacional de Acólitos,  Pe. Luís Leal.

No dia 29 far-se-á o acolhimento dos participantes proporcionando-lhes um passeio pela ilha, oferecido pela Ouvidoria das Flores.

No dia 30, logo pela manhã, haverá uma sessão enquadradora do tema pelo Pe. Luís Leal e da parte da tarde realizam-se as oficinas:  Ser Acólito, Iniciação ao Ministério (cuja inscrição é obrigatória para os que são acólitos pela 1ªvez) pelo Pe Marco Luciano Carvalho, diretor do Serviço Diocesano de Liturgia que fará uma abordagem ao significado de conceitos como o Ano Litúrgico, Cores Litúrgicas e Alfaias Litúrgicas; segue-se uma abordagem ao Missal Romano pelo Pe. Luís Leal e o Sentido da Vocação- Os Patronos dos Acólitos,  pelo Pe. Eurico Caetano. A última oficina será sobre a Mensagem de Fátima e será orientada pelo Pe. Marco Sérgio Tavares, ouvidor adjunto de Ponta Delgada e membro do Serviço Diocesano de Liturgia.

À noite os acólitos serão convidados a participar na Vigília de Oração pelo Diácono Jacob Vasconcelos que será ordenado presbítero no dia 1 de julho, na Igreja Matriz de Santa Cruz das Flores.

Numa nota enviada a todos os sacerdotes açorianos a que o Sítio Igreja Açores teve acesso o Serviço Diocesano de Liturgia lembra que as inscrições para esta peregrinação devem ser feitas até dia 10 de junho e quer o alojamento quer as refeições serão asseguradas e dinamizadas pela ouvidoria das Flores.

Nas últimas peregrinações diocesanas, realizadas nas ilhas do Pico, do Faial e de São Miguel, apenas s a ilha do Corvo nunca participou .