“Com Maria servimos Jesus” é o mote deste encontro dos acólitos açorianos

A V Peregrinação Diocesana dos Acólitos, promovida pelo Serviço Diocesano de Liturgia, arrancou hoje na ilha das Flores com conferências e workshops,  centrada no tema “Como Maria, servimos Jesus” e contará uma vez mais com a presença do Director do Serviço Nacional de Acólitos,  Pe. Luís Leal.

Ontem fez-se o  acolhimento dos participantes proporcionando-lhes um passeio pela ilha, oferecido pela Ouvidoria das Flores.

Hoje, logo pela manhã, realizou-se uma sessão enquadradora do tema pelo Pe. Luís Leal e da parte da tarde realizam-se as oficinas: Ser Acólito, Iniciação ao Ministério (cuja inscrição é obrigatória para os que são acólitos pela 1ªvez) pelo Pe Marco Luciano Carvalho, diretor do Serviço Diocesano de Liturgia que fará uma abordagem ao significado de conceitos como o Ano Litúrgico, Cores Litúrgicas e Alfaias Litúrgicas; segue-se uma abordagem ao Missal Romano pelo Pe. Luís Leal e o Sentido da Vocação- Os Patronos dos Acólitos,  pelo Pe. Eurico Caetano. A última oficina será sobre a Mensagem de Fátima e será orientada pelo Pe. Marco Sérgio Tavares, ouvidor adjunto de Ponta Delgada e membro do Serviço Diocesano de Liturgia.

À noite os acólitos serão convidados a participar na Vigília de Oração pelo Diácono Jacob Vasconcelos que será ordenado presbítero amanhã, sábado, na Igreja Matriz de Santa Cruz das Flores, às 11h00, numa celebração presidida pelo BIspo de Angra e que reunirá grande parte do clero da diocese.

Nas últimas peregrinações diocesanas, realizadas nas ilhas do Pico, do Faial e de São Miguel, apenas s a ilha do Corvo nunca participou .