Ilha do Pico já tem um roteiro do culto mariano

A obra de Rui Feio, com a chancela da editora Chiado, foi lançada esta terça feira

“Roteiro do Culto Mariano na ilha do Pico”, da autoria de Rui Feio, é o nome do novo livro que acaba de ser publicado pela editora Chiado. O lançamento realizou-se no passado dia 22, na Igreja Matriz das Lajes do Pico, no contexto da celebração da Festa em honra de Nossa Senhora de Lourdes, maior festa Mariana que se celebra na Ouvidoria da ilha montanha.

O Ouvidor Eclesiástico do Pico, Pe Marco Martinho, que prefaciou e apresentou a obra, referiu a importância da devoção mariana em toda a ilha e sublinhou a intima relação entre o povo desta ilha e Nossa Senhora.

“Ao percorremos as estradas desta ilha montanha encontramos entre os povoados e nos sítios mais ermos, igrejas e ermidas, que guardam no silêncio das suas lajes de pedra basáltica, queimada pelo fogo dos vulcões, os olhares, as lágrimas e as preces que ao longo de mais cinco séculos foram compondo a ladainha do povo desta terra”, disse o sacerdote.

“Estes baluartes da fé que nos legaram os nossos antepassados e que as atuais gerações honram por os manter de pé, celebrando a mesma fé nas circunstâncias hodiernas, nas festividades que anualmente acontecem em cada localidade, não passam desapercebidos a quem nos visita”, acrescentou destacando a atenção do autor da obra a estes sinais de devoção mariana.

“Ao caminhar pela ilha logo se sentiu tocado pela presença da devoção mariana e de caminhante, podemos dizer com toda a segurança, passou a peregrino e na condição de peregrino deita mãos à obra e partilha devotamente connosco este maravilhoso “Roteiro do Culto Mariano na Ilha do Pico” que vai muito além das principais invocações marianas em cada uma das dezanove paróquias da ilha, chegando mesmo ao pormenor das ermidas dedicadas a Nossa Senhora nos sítios mais ermos e até mesmo aos nichos a ela erguidos pelas estradas mais recônditas da ilha”, frisou ainda o sacerdote.

A obra contém ainda uma resenha histórica dos vários títulos e invocações de Nossa Senhora presentes na ilha do Pico.

Rui Alberto Lopes Feio, nasceu em 1940 em Torres Vedras e reside atualmente no Porto. É Engenheiro Eletrotécnico pela FEUP, e tem diversos livros publicados na sua área profissional. Após uma estadia em Trás-os-Montes, começou a interessar-se pelos locais de culto Mariano nessa região e na vizinha Castela.

Daí resultou a escrita do Roteiro do Culto Mariano por Terras de Bragança e Zamora, publicado em 2012 pela Câmara Municipal de Bragança.

Há cerca de uma década elegeu, com a família, a ilha do Pico para local de férias e logo se predispôs a peregrinar pelos locais onde mais se destaca o culto à Virgem Maria, passando ao papel imagens e testemunhos, que aos poucos, juntamente com a investigação histórica formam este roteiro, onde o alinhamento dos sítios consiste num périplo da ilha com o pormenor da indicação das coordenadas de cada sítio para os que gostam de viajar com o apoio do GPS e com a indicação das cartas topográficas dos Serviços Cartográficos do Exército.

Este livro “é o olhar de um continental” pelos lugares de culto a Nossa Senhora, com imagens, notas históricas e testemunhos dos sítios onde este culto se celebra à volta de toda a ilha montanha.

Scroll to Top