Maior Império dos Açores realizou-se ontem no Pico.

A Irmandade do Império da Madalena, na ilha do Pico, distribui esta terça feira mais de cinco mil rosquilhas no âmbito da Função do Espírito Santo que uma vez mais se cumpriu na tarde de terça feira, feriado nas ilhas do triângulo, nos Açores.

 

De acordo com uma nota da Ouvidoria do Pico a que o Portal da Diocese teve acesso esta quinta feira, “o maior império do Espírito Santo dos Açores” realizou-se ontem à tarde depois da Eucaristia da Coroação e das tradicionais sopas do Espírito Santo.

 

O império da Madalena iniciou-se na noite de segunda feira, com a “Muda da Coroa”, que marca o começo dos festejos em honra da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade no concelho da Madalena do Pico. 

 

Trata-se de uma particularidade “única” dos Impérios da Madalena e da Criação Velha, e que acontece na noite anterior à festividade do império.

 

O mordomo sai de sua casa em cortejo, acompanhado pelos foliões, pela filarmónica, pelos irmãos e amigos, que transportam em varas balões de papel iluminados por uma vela, rumo à capela do império afim de levantar as coroas e os estandartes para a coroação do dia seguinte. Chegados a casa do mordomo as insígnias são colocadas no altar preparado e é oferecido a todos os presentes uma espécie de “ceia”.

 

Ontem  realizou-se o império propriamente dito com a Eucaristia  da Coroação, seguindo-se as tradicionais sopas e à tarde o cortejo onde foram distribuídas mais de cinco mil rosquilhas, um doce próprio das Festas do Espírito Santo na ilha montanha, que neste dia recebe muitos visitantes das vizinhas ilhas do faial e São jorge.

 

Os próximos impérios da Trindade realizam-se no fim de semana.

 

Recordo que na ilha do Pico existem 45 irmandades que festejam anualmente o Divino Espírito Santo.

Cortejo